Correio de Carajás

Parauapebas ocupa 2º lugar em número de atendimentos a queimadas florestais

Parauapebas ocupa o segundo lugar em número de atendimentos a queimadas florestais /Foto: Ronaldo Modesto
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O 23º Grupamento Bombeiro Militar em Parauapebas se prepara para combater as queimadas no município, comum nesta época do ano, quando uma das práticas de “limpar” o lote provoca incêndios criminosos, totalizando 253 só no ano passado, quando ocupou o segundo lugar em ocorrências atendidas pelos Bombeiros no Estado. Parauapebas perdeu apenas para Santarém, que registrou 278 chamadas.

O comandante do 23° GBM, major Hugo Cardoso Ferreira, quer unir forças com órgãos municipais competentes e de forma unificada trabalhar para colocar fim aos focos de incêndio causados pelo homem. “A gente está em fase de planejamento, devido ao coronavírus. A ideia este ano é um trabalho unificado para dar uma resposta à sociedade, prevenindo, e não de acordo com a demanda, quando somos acionados. Vamos para apagar o fogo, mas queremos ampliar este trabalho, coibindo essa prática criminosa”, descreve o comandante. 

O Plano de Ação Mútua deve ocorrer entre o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura Municipal, através das secretarias de Meio Ambiente, Segurança e Defesa Civil, mas também buscando apoio da iniciativa privada.

Leia mais:

Estão no cronograma ações de prevenção, como campanhas educativas e de repreensão ao crime ambiental. “A queimada é um crime, o trabalho coordenado vai possibilitar à Prefeitura decisões mais precisas de notificar os responsáveis, que usam o fogo para ‘limpar’ o terreno”, cita Hugo.

A população também pode ajudar denunciando o crime através do aplicativo SOS Queimadas. O comandante relata que a carência de efetivo e recursos ainda é um obstáculo quando se fala em trabalhar com a prevenção. 

Este ano, o 23° GBM ganhou reforços com a chegada dos aspirantes Moreira e Victor, além do sargento Gilber, especialista em incêndio florestal. “Vim a Parauapebas para somar. Aqui, na época de estiagem, as pessoas têm o hábito de colocar fogo no lote depois do almoço. Quando perdem o controle, chamam a gente. Pedimos a compreensão para que não façam isso, pois se o fogo pegar em área de mata mais fechada o dano será muito maior”.

Campanha

A Prefeitura de Parauapebas, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), lançou a campanha “Queimadas e Coronavírus: uma combinação que pode matar”. Os números para denúncias ou pedir ajuda são o 193 – Bombeiros; 199 – Defesa Civil; e 98188-3067 – Semma. (Theíza Cristhine e Ronaldo Modesto)

Comentários

Mais

Exposição excessiva de crianças em redes sociais pode causar danos

Exposição excessiva de crianças em redes sociais pode causar danos

A menina Alice, de 5 anos, ama tirar fotos e vídeos. Ela tem um perfil na rede social Instagram administrado…
Pará recebe mais 157.950 mil doses de vacina contra a Covid-19 neste sábado (25)

Pará recebe mais 157.950 mil doses de vacina contra a Covid-19 neste sábado (25)

O Pará recebeu, na madrugada deste sábado (25), a 89ª remessa de vacinas contra a Covid-19 com 157.950 doses da…
Carne e leite: Pará adere ao Sistema Brasileiro de Inspeção

Carne e leite: Pará adere ao Sistema Brasileiro de Inspeção

Nesta sexta-feira (24), o governador do estado, Helder Barbalho, entregou o Certificado de Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de…
Marido denuncia que esposa teve útero e intestino perfurados no HMI

Marido denuncia que esposa teve útero e intestino perfurados no HMI

Nada menos que 18 entidades civis, a maioria de defesa da mulher e combate a violências, assinaram uma nota denunciando…
Pará registra 589.962 casos e 16.635 mortes pela Covid-19

Pará registra 589.962 casos e 16.635 mortes pela Covid-19

O Pará contabilizou mais 334 casos de Covid-19 e 5 mortes causada pela doença. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria…
Caixa lança nova versão do aplicativo Bolsa Família

Caixa lança nova versão do aplicativo Bolsa Família

Os beneficiários do Bolsa Família têm à disposição a nova versão do aplicativo do programa. A principal mudança consiste no…