O Ministério da Saúde anunciou no sábado (3) a ampliação da campanha de vacinação contra a gripe para toda a população brasileira acima dos seis meses de idade após a meta para o público-alvo inicial alcançar pouco mais de 40%, índice abaixo esperado. Conforme o órgão, os representantes de estados e municípios foram informados para decidirem a melhor forma de ampliar a imunização.
O Correio de Carajás procurou a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas nesta terça-feira (6) questionando de que forma a vacinação será ampliada no município. Em resposta, o órgão informou que a Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa) ainda não repassou as doses extras e que após isso será montado o novo plano de vacinação com a convocação da população.
Segundo o posicionamento, a SMS permanece vacinando o grupo prioritário, formado por grávidas e mulheres no pós-parto de até 45 dias, crianças a partir dos seis meses e que ainda não tenham completado seis anos, idosos, profissionais de saúde, pessoas com doenças crônicas e outras.
Leia mais:A Reportagem também entrou em contato com a Sespa perguntando se há previsão de repasse de doses para a administração municipal e quantas seriam. Em nota, o órgão estadual informou que ainda está organizando a logística para a distribuição aos municípios e, dessa forma, ampliar a vacinação contra a gripe para além dos grupos prioritários. O posicionamento não fornece detalhes.
Conforme publicado pela Agência Pará nesta segunda (5), não haverá envio de novas remessas de doses de vacina pelo Ministério da Saúde. O Pará vacinou, até o dia 28 de junho, apenas 28,3% da meta para a vacina da gripe, que é um total de 2.660.899 de pessoas. Foram aplicadas 777,6 mil doses de um total de 3,3 milhões de doses da vacina Influenza.
Conforme o Ministério da Saúde, em todo o país há mais de 80 milhões de doses de vacinas Influenza produzidas pelo Instituto Butantan. Cerca de 79 milhões de brasileiros fazem parte do público alvo, que foi contemplado em três etapas, mas apenas 34,2 milhões de pessoas estão imunizadas.
A vacina contra a gripe reduz complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções causadas por três tipos do vírus Influenza: A/H1N1, A/H3N2 e B. As pessoas que foram vacinadas para covid-19 terão que aguardar 14 dias para a nova imunização. (Luciana Marschall)