Correio de Carajás

Parauapebas: marido implora por transferência da esposa que está em coma há 15 dias

Após sofrer um infarto, Adriana de Sousa aguarda em coma atendimento especializado em cardiologia

Há quinze dias Elton de Sousa Silva vive a angústia de ter a esposa, Adriana de Sousa Barros, internada em coma no Hospital Geral de Parauapebas (HGP). Ela precisa ser transferida para uma unidade de saúde mais equipada e ele clama por ajuda para que a esposa possa receber o tratamento digno e que dê chances dela voltar para casa. Juntos, os dois são responsáveis por quatro filhos, incluindo uma menina de apenas um ano e oito meses.

“Eu faço um apelo para as autoridades de Parauapebas, de Marabá e de Belém para me ajudarem a salvar a minha mulher. Nós temos uma criança de apenas um ano e oito meses, que ainda estava amamentando e precisa da mãe. Todos os dias a minha filha me pergunta: ‘papai, cadê a mamãe?’ Isso corta meu coração”, lamenta Elton.

Elton de Sousa pede ajuda para transferir a esposa

Além de lidar com a angústia de ver a esposa internada, ele se desdobra para cuidar da casa e da filha caçula. Elton alega que vem enfrentando dificuldades por estar desempregado e que não tem tido apoio da família.

Leia mais:

De acordo com o relato do marido, a esposa desmaiou sete vezes e chegou a ser atendida em uma unidade de saúde, entretanto, recebeu alta médica. Já em casa, teve um novo desmaio e foi hospitalizada. Desde então ela permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HGP.

Elton disse à Reportagem desconhecer qual a doença da mulher e o motivo da internação. O portal Correio de Carajás procurou o diretor da Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura (Aselc), Yuri Braga, responsável por administrar o Hospital, para que ele esclarecesse qual o atual estado de saúde de Adriana de Sousa. Por mensagem via Whatsapp, o diretor esclareceu que a paciente recebeu o diagnóstico de Infarto Agudo do Miocárdio. Ele também ressaltou que, de fato, ela necessita da transferência. “Estamos prestando todo o suporte clínico necessário para o quadro dela, porém ela precisa de ser transferida para um hospital com suporte a tratamento de alta complexidade em cardiologia”, detalha o diretor.

Yuri disse ainda que Adriana está cadastrada na Central de Leitos do Estado do Pará desde o dia 21 de novembro para transferência. “Ela precisa de ser transferida para um hospital do estado que dê suporte de Cirurgia Cardiovascular/Hemodinâmica”, afirma.

Segundo o diretor, eles cobram diariamente a Central de Leitos do estado. “Enviamos as evoluções médicas e pedimos prioridade, mas a regulação desses leitos fica 100% a cargo do Governo Estadual, sendo que nós não temos a gerência destes leitos do estado” finalizou Yuri. Enquanto espera a transferência da mulher, Elton a visita todos os dias.

(Theíza Cristhine e Davi Andrade – TV Correio de Parauapebas)