Correio de Carajás

Parauapebas: Lojas funcionam de madrugada na Black Friday

Parauapebas: Lojas funcionam de madrugada na Black Friday

A Black Friday é o momento pelo qual muitos consumidores aguardam para trocar o celular, comprar um computador novo ou renovar o guarda-roupa, mas é bom ter atenção na hora de ir às compras e evitar as falsas propagandas. O Procon orienta os consumidores na hora de aproveitar as promoções, que já estão valendo em boa parte do comércio de Parauapebas. A expectativa dos lojistas é superar em 12% o número de vendas do ano passado, no mesmo período. 

O shopping da cidade promove na quinta-feira (28) a ‘Virada Black Friday do Partage Shopping’ a partir das 22 horas, quando os preços diminuem, e o estabelecimento segue aberto até as 3 horas da madrugada, com música ao vivo. Uma das lojas âncoras ficará 24 horas aberta após a virada. A programação segue até o dia 1°.

O superintendente do shopping, Antônio Carlos, conta que a maior procura por produtos é de eletroeletrônicos, seguido por celulares e depois a linha feminina. “A Black Friday é uma data que vem se consolidando no varejo nacional nos últimos cinco anos, ela vem crescendo e ganhando força cada vez mais. Nesta data, as pessoas compram muito para si, então é o momento de trocar a televisão, de comprar um sapato novo. Esta é uma percepção feita em pesquisa que a gente conseguiu identificar, não só aqui, mas no país todo”, explica.

Leia mais:
Antônio Carlos destaca que algumas lojas garantiram estoque reserva para não faltar ofertas e produtos

Ainda de acordo com o diretor, algumas lojas têm no prédio um depósito para armazenar a quantidade de produtos que recebem. “Tenho loja aqui que me pediu a possibilidade de deixar o caminhão estacionado para descarregar diretamente do caminhão para a loja, tamanho a crença nessa data. Eu acredito que a gente sabe o quanto isso é interessante, isso é importante para o varejo de uma forma em geral”, descreve.

A cabelereira Ane Souza aproveita a data para comprar artigos para casa e garante que sempre pesquisa os preços com antecedência para não cair nas falsas promoções. “Esse ano estou tranquila porque ano passado aproveitei para comprar uma televisão de 60 polegadas pela metade do preço”, declarou.

Dicas para não cair em golpes

O coordenador de fiscalizações do Procon, Joelson Leite, destaca que é esperado que as vendas aqueçam neste período. “Temos a questão do adiantamento do 13° salário dos servidores públicos que deve contribuir com o aquecimento do comércio local, e com a existência da Black Friday”.

Joelson Leite “Em caso de qualquer dano ao consumidor ele pode vir aqui (Procon) e fazer sua reclamação”

Conforme o coordenador, o Procon está a postos para defender o direito do consumidor. “A gente sabe que nesse período há muita dúvida, muito receio do consumidor de estar sendo enganado, e a gente está aqui para esclarecer, orientar. Em caso de qualquer dano ao consumidor ele pode vir aqui e fazer sua reclamação que a gente vai pleitear os direitos dele junto ao fornecedor”, explica.

Leite destaca que os prazos dos produtos requerem atenção. “O consumidor que vai à loja física e compra tem direito à troca por lei, a não ser que a loja por liberalidade conceda um prazo para troca. No entanto, se ele realizar a compra por internet, telefone ou catálogo, que não seja na loja física, ele goza do direito de sete dias para se arrepender da compra e ter o dinheiro restituído. Então precisa ficar bem claro isso. Acho que tudo gira em torno da informação, o consumidor precisa reconhecer seus direitos, a gente está aqui para ajudá-lo”.

O coordenador do Procon também lembra a importância do consumo consciente. “Apesar dos preços que o consumidor vai encontrar é necessário se perguntar antes se realmente precisa do produto. A gente não pode comprometer mais de 30% dos nossos rendimentos com parcelas, dívidas, para manter nossa salubridade financeira. Para o consumidor não se apertar, se pergunte: Eu preciso disso? Cabe no meu bolso? Vou conseguir arcar com isso? Então tem que se pensar, sim”.

Ele orienta ao consumidor também que pesquise nos dias anteriores, não se limite a deixar tudo para o dia. “Existem ferramentas na internet, sites de busca que registram histórico de cada produto durante determinado período, tem que pesquisar saber realmente se o preço atual está com desconto ou não. Só assim você vai ter certeza que se vai ser beneficiado com a promoção, através da pesquisa. Caso o consumidor saiba que está sendo lesado deve printar as telas, guardar o panfleto de publicidade e vir abrir reclamação no Procon”, finaliza o coordenador.

Confira as dicas uma a uma

1° Faça uma lista para evitar compras desnecessárias e focar nos itens programados.

2° Compare e monitore os preços, de preferência em lojas diferentes sobre o mesmo produto.

3° Estipule o valor para gastar, afinal faltam 28 dias para o Natal.

4° Cheque a procedência do site, leia a opinião de outras pessoas na internet sobre a loja. O Procon, inclusive, tem uma lista com mais de 300 sites que você não deve usar na hora de fazer compras. Clique e confira: https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php.

Outras informações

A sede do Procon de Parauapebas fica localizada na Rua Araguaia, Nº 40, Bairro Rio Verde. Os telefones para contato são (94) 3346-7252, 3346-7253 e 151. Dúvidas também podem ser esclarecidas nos e-mails: procon@parauapebas.pa.gov.br e fiscalizacao.procon@parauapebas.pa.gov.br. (Theíza Cristhine)