Correio de Carajás

Parauapebas: Justiça concede habeas corpus para “juiz” do PCC

Considerado pela polícia no sudeste paraense como uma liderança regional da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), Adriano Moraes dos Santos, o “Perna”, já está em liberdade por força de habeas corpus concedido pela Justiça na última sexta-feira, dia 24. Ele agora vai responder ao processo em liberdade.

O homem foi preso no último dia 21 (terça), pela Polícia Militar, suspeito de envolvimento em tentativa de homicídio contra José Mário Pinto Costa, em Parauapebas.

Leia mais:

“Perna” é apontado como o “juiz do PCC” porque, conforme a polícia, seria responsável por julgar e definir penas a integrantes do próprio grupo ou contra rivais. A prisão ocorreu no Hospital Municipal de Parauapebas (HMP), onde foi atendido após cair da motocicleta que pilotava enquanto perseguia, supostamente, José Maria. De acordo com a polícia, ele ainda chegou a atirar contra o rival, mas o disparo falhou.

A tentativa de homicídio aconteceu no Bairro Ipiranga II. De acordo com a Polícia Civil, Adriano já era procurado por envolvimento em outros crimes que estão sendo investigados. O delegado Elcio de Deus, diretor da 20ª Seccional Urbana de Parauapebas, confirmou que o homem é considerado uma liderança importante do PCC na região.

“Perna” também é irmão de Aderlan Moraes dos Santos, preso em flagrante no dia anterior, 20 (segunda-feira), acusado de tráfico de drogas. Na hora da prisão, feita pelo Grupo Tático Operacional (GTO), da Polícia Militar, ele ainda teria tentado subornar os policiais, oferecendo R$ 660,00.

De acordo com o delegado Elcio de Deus, Aderlan também é integrante da facção criminosa. (Tina Santos – com informações de Ronaldo Modesto)