Correio de Carajás

Parauapebas espera imunizar 33 mil até o final da campanha

A Secretaria Municipal de Saúde Parauapebas (Semsa) espera imunizar até o dia 15 deste mês, data em que encerra a campanha de vacinação contra a gripe, cerca de 33 mil pessoas contra a doença. O foco da ação está sendo as crianças, que representam o público com menor adesão à campanha, iniciada no dia 23 de abril.

O calendário era para ter sido encerrado no dia 1º de junho, mas devido a greve dos caminhoneiros, que praticamente paralisou o País, a data foi prorrogada até o dia 15.

O público-alvo das ações são idosos, gestantes, crianças de seis meses a cinco anos, profissionais de saúde, pessoas com doenças crônicas, mulheres que deram à luz em até 45 dias (puérperas) e indígenas. Segundo a Semsa, nos dados fechados até o incio desta semana, aproximadamente 90% da meta foram alcançados no município.

Leia mais:

No entanto, o número de crianças ainda estavava abaixo do esperado e, por isso, nessa fase final da campanha, os pequenos são o foco. A Semsa pede que as pessoas que fazem parte do grupo de risco procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para se protegerem contra os vírus H1N1, Influenza B e H3N2, pois a vacina é a medida mais eficaz contra a doença, além do hábito de lavar as mãos com frequência.

O apelo está sendo feito principalmente aos pais e responsáveis para que levem as crianças aos postos de vacinação do município. Vale frisar que o público-alvo da campanha é escolhido conforme estudos epidemiológicos, por representar a parcela da população mais vulnerável a doenças respiratórias, além de ser uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). (Tina Santos, com informações da Semsa)