A Escola Municipal de Música Maestro Waldemar Henrique de Parauapebas abriu nesta terça-feira, 22, as inscrições para os cursos de música da instituição. Ao todo, estão sendo ofertadas 180 vagas nos cursos de vilão, teclado, bateria, piano, trompete, clarinete, canto e guitarra para a faixa etária de 8 a 18 anos.
O diretor da Escola, Claudson Santos da Silva, destaca que os cursos têm duração de três anos para os alunos a partir de 10 anos e de cinco anos para os alunos de 8 anos. É que nessa faixa etária é feito primeiro o curso de musicalização, que demora dois anos, e depois o curso específico para o instrumento que a pessoas quer aprender, que é de três anos.
Segundo Claudson, o projeto da Escola Waldemar Henrique começou em Parauapebas em 2004 e em 2011 ela foi criada oficialmente, através de projeto de lei. A escola é gerenciada pelo município e os cursos são todos gratuitos.
Leia mais:Ao todo, calcula Claudson, entre 600 e 700 pessoas fizeram curso na instituição e muitos desses seguiram a carreira musical, inclusive cursando faculdade na área. As inscrições estão sendo feitas no CDC.
Todo material do curso foi disponibilizado pela internet, no site da prefeitura de Parauapebas, ou em livrarias que ficam próximas do CDC. Raquel Rezende aproveitou para matricular a filha, Isabelle Rezende, de 15 anos.
Segundo ela, essa é uma das poucas oportunidades que os jovens de Parauapebas interessados em música têm para fazer um curso, porque não há outras escolas na cidade. De acordo com ela, boa parte dos jovens acaba tendo como opção apenas as bandas das igrejas para aprender algum instrumento musical. “É uma oportunidade excelente e vou aproveitar para realizar o sonho da minha filha”, frisou Raquel.
Feliz com a chance de aprender teclado, seu instrumento favorito, Isabelle Rezende diz que pretende seguir a carreira musical e fazia tempo que queria fazer o curso, mas não havia em Parauapebas. “Eu já fiz o curso de violão e agora surgiu essa oportunidade do curso de teclado, que é o que eu gosto”, comemorou.
Formado pela escola no curso de teclado, Markson Barbosa, de 17 anos, já toca em eventos e garante que vai investir na carreira musical. Ele começou na escola com 12 anos e se formou em 2016.
“É a carreira que eu quero seguir. Eu já participo de uma banda e a gente toca em eventos, como festas de aniversário e casamentos. Já está dando para ganhar algum dinheiro”, pontua, afirmando que este ano conseguiu passar no vestibular da Universidade Estadual do Pará (Uepa) e vai fazer faculdade de música.
“É mais um sonho que começo a realizar. Agora é me esforçar para concluir a faculdade”, projeta. (Tina Santos)