Está suspensa neste mês de julho a emissão de carteira de identidade (Registro Geral) pela Casa do Cidadão, em Parauapebas. A previsão é que o serviço volte a ser disponibilizado no início de agosto, com a emissão do novo modelo de RG.
O secretário de Segurança Institucional de Parauapebas (SEMSI), Denis Assunção, que já atuou a frente do Serviço de Atendimento ao Cidadão (Sac), informou que a Polícia Civil achou melhor parar o sistema da impressão da cédula anterior justamente por conta da mudança da cédula. “Para garantir em tempo hábil, até o início de agosto, a impressão de novas cédulas”, detalha.
Entretanto, quem precisar de forma urgente do serviço neste período, caso tenha perdido o RG ou tido documentos roubados, um comunicado será emitido a Polícia Civil, em Belém, para autorizar a impressão da cédula antiga.
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O novo documento terá um modelo mais completo, permitindo incluir dados de até 12 outros documentos, além de apresentar um QR Code, espécie de código de barras, o que garante a autenticidade. O Serviço de Atendimento ao Cidadão será o responsável por emitir o novo RG na cidade.
Denis Assunção esclarece que todos os estados da federação passarão a emitir o novo RG, sendo que o novo documento é uma determinação do Decreto 9.278 de 2018, da Presidência da República. “Com o novo modelo, o cidadão terá um só documento e pode incluir dados da carteira de trabalho, carteira de motorista, título de eleitor, Cadastro Nacional de Saúde, certificação militar, entre outros”, detalha.
Após a atualização do sistema, a população poderá agendar novamente a emissão de identidade no site da Polícia Civil. Mais informações pelo número de telefone do SAC: (94) 3346-7250.
(Adersen Arantes e Theíza Cristhine)