Foi aprovado na Sessão Ordinária de hoje, terça-feira (5), da Câmara Municipal de Parauapebas, o Projeto de Lei Nº 049/2019, de autoria do Poder Executivo, que institui as Rotas Turísticas do município, dentre elas “Rota Carajás”, “Rota do Búfalo”, “Rota City Tour” e “Rota Indígena”.
Segundo o projeto, as rotas turísticas incluem as regiões da Floresta Nacional de Carajás, Parque dos Campos Ferruginosos, Área de Proteção Ambiental do Igarapé Gelado, terras indígenas e zonas rural e urbana de Parauapebas. Com o projeto, será criada uma campanha de marketing para divulgar as rotas turísticas e também a cidade.
O projeto prevê a criação da identidade visual integrada; sinalização viária e turística padronizada; mobiliário urbano padronizado; mobilidade espacial acessível ao público em geral, inclusive aos portadores de necessidades especiais; trânsito seguro ao turista em cada rota e demais áreas de interesse do município; e confecção de material promocional impresso e digital, incluindo folders e mapas das rotas turísticas.
Leia mais:As rotas serão incluídas nos calendários oficiais de eventos de lazer, turístico e esportivo do município, visando contribuir com a divulgação e promoção do desenvolvimento turístico, cultural, ecológico, econômico, social e sustentável de Parauapebas. Segundo o governo, essas rotas turísticas, na prática, já existem, mas precisam ser oficializadas para que possam receber os investimentos e incentivos para serem ainda mais divulgadas.
As rotas oferecem aos visitantes e residentes na cidade o acesso à cultura, história, gastronomia e pontos turísticos do município. O governo destaca que Parauapebas tem uma natureza singular, com rios, cavernas, lagos, cachoeiras, savanas, morros e florestas.
No projeto, entre as ações a serem implementadas na divulgação do turismo, está a realização do “Fórum Regional de Turismo”. O Fórum será realizado em parceria com universidades e entidades do terceiro setor e iniciativa privada, objetivando apoiar as atividades de cunho turístico, que divulguem o nome de Parauapebas e as rotas turísticas.
O projeto, aprovado por unanimidade, recebeu o elogio dos vereadores, que o consideram um marco importante no alicerce do turismo no município, que é uma das apostas para ser matriz econômica, paralelo a mineração. “Isso garante legalidade no sentido de buscar recurso e transformar Parauapebas em polo turístico”, ressaltou Joelma Leite (PSD).
O vereador Zacarias Marques (PR) frisou que agora o governo está de fato abraçando o turismo. “O turismo é uma das matrizes econômicas tão sonhada para o município, que tem um potencial turístico enorme. Eu parabenizo ao governo pela iniciativa, mas acho que o município pode ir além, criando uma secretaria específica para gerenciar essa área”, sugeriu o vereador, pedindo à Câmara que puxasse essa discussão com o governo. (Tina Santos)