Correio de Carajás

Parauapebas: Crianças escrevem cartas com pedidos ao Papai Noel

Parauapebas: Crianças escrevem cartas com pedidos ao Papai Noel

“Senhor Papai Noel, eu te peço, por favor, pode me dar um patins de quatro rodas? Eu não me importo se eu ganhar ou não, eu só sei que o amor é o Natal. Posso até não ganhar nenhum presente, mas já fico feliz se ganhar o amor”. Essa é a cartinha que Ítalo Paixão, de 9 anos, escreveu para o Papai Noel.

Ítalo Paixão: “Posso até não ganhar nenhum presente, mas já fico feliz se ganhar o amor”

O aluno do 3° Ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oziel Pereira, na Vila Palmares II, em Parauapebas, é um dos 449 alunos que participam do Papai Noel do Correios no município. Nesta ação, um padrinho adota uma carta e pode realizar um desses comoventes pedidos até o dia 11 de dezembro.

O gerente dos Correios, Cássio Fernandes, conta que há 30 anos existe o projeto chamado ‘Papai Noel do Correios’ nacionalmente. Em Parauapebas, existe há quatro anos. “Nós nos identificamos com o projeto e nos voluntariamos para coordená-lo, ler a cartinhas, cadastrar, estimular a adoção delas”, conta.

Leia mais:
O gerente de Correios Cássio Fernandes destaca que até 11 de dezembro é possível apadrinhar uma criança

Aos interessados em presentear uma das crianças que participam da ação, basta ir à agência dos Correios no Bairro Nova Carajás para poder ler todos os pedidos e escolher a cartinha que mais o emocionar. As cartinhas estão disponíveis desde segunda-feira (25) e a ação termina no dia 11 de dezembro, sendo o último dia para levar o presente do afilhado.

“É feito um registro de adoção da carta e por determinação do Ministério Público não existe o contato entre o padrinho e a criança, então nós vamos até a escola que participa do projeto, registramos através de fotos e publicamos em um link para que o padrinho possa ver através das imagens a criança escolhida”, explica Cássio Fernandes. 

O empresário Hugo Moreira é um dos padrinhos do projeto e nesse ano escolheu seis cartinhas. “Todas crianças têm sonhos, eu já tive sonhos quando criança, alguns foram realizados e outros não, eu sei a importância de realizar um sonho. Então, todo ano eu venho escolher sempre uma carta a mais que o ano anterior”, descreve Hugo.

Hugo Moreira: “Eu sei a importância de realizar um sonho”

Os diferentes desejos dos pequenos foram determinantes na hora da escolha. “O primeiro pedido foi o Beyblade, o segundo foi um microfone, o terceiro uma boneca com carrinho, o quarto uma outra boneca para brincar com a irmã dela e o quinto foi uma carreta com bois, porém, tem um que é muito especial, pede uma boneca, é uma aluna autista com necessidades especiais. São valores de certa forma simbólicos, mas que representam muito na vida de uma criança”, cita o empresário.

A bicicleta é o sonho de Vínicos Naves, de 9 anos. “Pode ser qualquer bicicleta, eu pedi para o Papai Noel se ele tiver uma bicicleta, para me dar, para eu andar um pouco. Eu vou sonhar com ele todos os dias”, diz. Também com 9 anos, Davi Santana, pediu uma chuteira e um par de ‘meião’. Esta foi a primeira vez que escreveu a cartinha e quer muito o presente para poder jogar ainda melhor como atacante, posição favorita no futebol. Já Ana Beatriz, de 8 anos, disse que foi uma boa aluna e se comportou muito bem durante o ano, portanto pediu um patinete. O que todas têm em comum é o desejo de serem presenteadas pelo Papai Noel, mesmo não sendo exatamente com os objetos solicitados.  

(Theíza Cristhine)