Correio de Carajás

Parauapebas: Com obrigatoriedade do uso de máscaras, saiba como usar corretamente as de tecido

Foto: Theiza Cristhine
Foto: Theiza Cristhine
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Máscaras de tecido têm sido a opção de muitos parauapebenses no combate à Covid-19, uma vez que o acessório de proteção é obrigatório na cidade em locais públicos.

Após decreto instituindo a obrigatoriedade, a fabricação do item até se tornou renda extra para costureiras da cidade. Elas são consideradas eficientes, mas o médico Victor Franco de Azevedo alerta para a importância do uso adequado e higienização do item. 

O médico destaca que as máscaras realmente funcionam como uma barreira física contra o vírus. “Caso a pessoa saia na rua e precise ficar por mais de duas horas, deve levar uma máscara de tecido reserva e a outra deve ser guardada em saco plástico para ser higienizada posteriormente”, explica

Leia mais:

Sobre a higienização da peça, ele diz que ela deve ser deixada de molho na água sanitária por 30 minutos e depois ser bem enxaguada. “O risco de contaminação é muito alto, não adianta absolutamente nada colocar a máscara e ficar tocando na parte da frente ou de dentro da máscara, as mãos podem estar contaminadas e, a partir daí, contamina a via aérea”, detalha. 

A orientação do médico é que o usuário não retire a peça enquanto a utiliza em público, mesmo em casos de pessoas que tiram rapidamente para “aquela respiradinha”.

Victor Franco cita as orientações feitas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o uso da peça feita de tecido, sendo vedado o compartilhamento do acessório. Mesmo com a proteção, a distância de mais de um metro de outra pessoa é recomendada. 

Para ter eficácia, o item também precisa estar nas medidas corretas de quem está utilizando, cobrindo totalmente a boca e nariz, não deixando espaços nas laterais. As mãos sempre devem ser lavadas antes de colocar e após retirar a máscara. 

As máscaras profissionais, feitas de material médico cirúrgico industrializado, devem ter seu uso dedicado aos profissionais de saúde e pacientes contaminados.

ORIENTAÇÕES DE USO DA MÁSCARA:

– Assegurar que a máscara está em condições de uso (limpa e sem rupturas).

– Fazer a adequada higienização da mão com água e sabonete ou com preparação alcoólica a 70%.

– Tomar cuidado para não tocar na máscara e caso ocorra o toque deve ser executada imediatamente a higienização das mãos.

– Cobrir totalmente a boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais

LIMPEZA

A Anvisa recomenda evitar mais de 30 lavagens da máscara de tecido e ela deve ser lavada separadamente de outras roupas. Previamente, é importante lavar a peça com água corrente e sabão neutro e deixar de molho em uma solução de água com água sanitária de 20 a 30 minutos, em seguida enxaguar em água corrente. (Theíza Cristhine)

Comentários

Mais

Instituto Cultural Vale: últimos dias de inscrições no Edital Apoia

Instituto Cultural Vale: últimos dias de inscrições no Edital Apoia

As inscrições de projetos no Edital Apoia vão até a próxima sexta-feira, 24. A seleção realizada pelo Instituto Cultural Vale…
Brasileiros são os que mais valorizam vacinação, mostra estudo

Brasileiros são os que mais valorizam vacinação, mostra estudo

O Brasil é o país que mais valoriza a imunização entre oito nações estudadas em um levantamento global feito pelas…
AQNO: CTA ganha embaixador informal, que fala abertamente sobre “posithividade”

AQNO: CTA ganha embaixador informal, que fala abertamente sobre “posithividade”

Chegar até aqui e falar abertamente sobre o HIV não foi um caminho fácil. As dificuldades, o medo, a insegurança,…
Butantan começa a negociar doses da CoronaVac com cinco estados

Butantan começa a negociar doses da CoronaVac com cinco estados

Após cumprir dois contratos que previam a entrega de 100 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde, o…
Sefa apreende 20 mil litros de diesel e 12 mil garrafas de cerveja

Sefa apreende 20 mil litros de diesel e 12 mil garrafas de cerveja

Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), da Unidade de Mercadorias em Trânsito de Carajás, no sudeste do Pará,…
Fiocruz recebe lote de IFA para produção de vacinas

Fiocruz recebe lote de IFA para produção de vacinas

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebeu mais uma remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). O lote chegou ao Aeroporto Internacional…