A Guarda Municipal de Parauapebas (GMP) promoveu mais um momento cívico na Escola Nelson Mandela, a primeira instituição a receber o projeto de Escola Cívico-Militar. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com demais órgãos, o projeto completou um mês de implantação nesta segunda-feira, 24 de março.
Luís Santos, diretor da escola, destacou com entusiasmo as mudanças observadas nos alunos desde o início do programa. “Já sentimos o reflexo positivo na postura, organização e disciplina dos estudantes, tanto dentro da sala de aula quanto em casa, nas tarefas diárias. A própria comunidade tem elogiado a transformação”, afirmou. Ele ressaltou ainda o impacto do projeto no comportamento dos alunos, que agora demonstram maior respeito e compromisso.
O inspetor do Grupamento Comunitário Escolar (GCE), Valterlan Silva, explicou que todas as sextas-feiras, a escola realiza momentos cívicos com os estudantes, envolvendo formação de pelotões, execução do hino nacional e municipal, e palestras educativas.
Leia mais:
“Este projeto é algo que a nossa corporação sempre almejou, e é uma grande satisfação poder vê-lo em prática. A parceria com a Escola Nelson Mandela e a Semed tem sido fundamental para que possamos proporcionar aos alunos uma formação cidadã sólida, baseada em valores como respeito, ordenação e responsabilidade”, reforçou o inspetor do GCE.
O tema do dia foi a celebração do Dia Internacional da Síndrome de Down, com uma mensagem de inclusão e respeito à diversidade. “Essas crianças, como todas as outras, merecem ser tratadas com carinho e respeito. Elas são normais, assim como qualquer outra”, enfatizou Socorro Viana, palestrante e integrante da equipe de atendimento educacional especializado da Semed.
Para o comandante da Guarda Municipal, Rogério Carvalho, o momento também serviu para uma vistoria técnica, avaliando a evolução dos alunos. “É impressionante ver o progresso em tão pouco tempo, especialmente no que diz respeito à disciplina. Tenho certeza de que, com o potencial que vocês têm, podem alcançar ainda mais. Esse é apenas o começo, e temos certeza de que o futuro será ainda mais promissor”, concluiu.