Os candidatos a disputar eleição para conselheiros tutelares em Parauapebas realizaram na manhã de hoje, quarta-feira, 21, a prova de seleção para o pleito que acontece no dia 6 de outubro deste ano. Essa é a segunda prova aplicada. A primeira, realizada no dia 11 deste mês, foi anulada, devido a problemas ocorridos durante a prova.
De acordo com Aldo Serra, presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e Adolescente de Parauapebas (Condcap), ao todo, 96 candidatos estavam aptos a fazer a prova. O resultado, devido às etapas a serem cumpridas para iniciar a campanha eleitoral dos candidatos selecionados, será divulgado na próxima segunda-feira, dia 26, caso não haja nenhum problema ou interpelação judicial.
Ele explica que o processo para escolha de conselheiros acontece em quatro etapas. A primeira etapa de inscrições e apresentações dos documentos exigidos. A segunda etapa é a prova, pela qual são selecionados os candidatos com base no conhecimento de legislação, como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), por exemplo, e conhecimentos gerais. A terceira etapa é a campanha eleitoral.
Leia mais:A quarta etapa é o treinamento dos candidatos e suplentes eleitos para o cargo. A campanha começa no dia 6 de setembro e vai até o dia 4 de outubro, sendo que a eleição acontece no dia 6. O processo eleitoral é semelhante ao de escolha de mandatos políticos.
“Tem toda uma fiscalização. O candidato flagrado fazendo campanha extemporânea ou cometendo qualquer outra irregularidade durante o processo, como compra de voto, terá candidatura impugnada ou cassada. Inclusive quem flagrar qualquer irregularidade cometida por qualquer candidato pode denunciar à Comissão Eleitoral ou ao Ministério Público”, explica Aldo.
Ele ressalta que após a seleção dos candidatos, será realizada reunião com todos na Promotoria de Justiça, onde será detalhado o processo eleitoral. Ao todo, serão eleitos 10 titulares e 10 suplentes para os dois conselhos de Parauapebas, para um mandato de quatro anos, que começa no dia 10 de janeiro de 2020.
Serão cinco conselheiros e cinco suplentes para o Conselho Tutelar I, no Bairro Rio Verde, e o mesmo número de titulares e suplentes para o Conselho Tutelar II, no Bairro Altamira.
De acordo com Aldo Serra, a posse de todos os conselheiros eleitos nas eleições deste ano em todo o País acontece no dia 10 de janeiro e eles iniciam as atividades no dia 11. A prova de hoje foi realizada e aplicada pela Faculdade Master do Pará (Famap). Dos 96 candidatos aptos, alguns faltaram ou chegaram atrasados e não puderam fazer a prova, segundo o regulamento.
Segundo Aldo, até o momento tudo corre bem. “A gente espera que tudo ocorra dentro da normalidade e todos possam ter um resultado justo”, comenta o presidente do Condcap.
Conselheiro e tentando continuar no cargo, Valrismar Santos do Nascimento estava esperançoso, mas diz que o processo seletivo é bastante concorrido, com candidatos que se preparam para o pleito. “Muita gente estudou muito, principalmente para a prova seletiva, mas espero ser selecionado e eleito”, frisa.
Outro que já foi conselheiro e tenta a seletiva para mais um mandato é Evanildo Braga da Silva. Ele admite que o processo é muito concorrido e a prova seletiva não é nada fácil.
Para ele, os candidatos a cargos políticos também deveriam fazer prova semelhante. “Eu garanto que se os candidatos a vereador, prefeito, deputado, senador e presidente fizessem prova seletiva, igual fazemos, poucos passariam no processo”, destaca o candidato. (Tina Santos – com informações de Ronaldo Modesto)