A Prefeitura de Parauapebas decidiu cancelar eventos tradicionais, como a corrida de São Sebastião, Semana da Mulher e o Carnaval, após a divulgação de uma nova onda de Covid-19. Somente nesta quarta-feira (13), foram 216 registros, fazendo com que o município atingisse a marca de 33.661 pessoas infectadas. Isso representa, praticamente, o triplo do diagnosticado em Marabá. Até agora, foram 206 óbitos, conforme dados do Boletim Epidemiológico divulgado na noite desta quarta-feira.
As informações do documento oficial da Prefeitura apontam o crescimento nos primeiros cinco dias do ano, com uma média de 168 novos casos por dia. Enquanto no mês de novembro, a média diária era de 38, subindo para 56 no mês de dezembro.
Sendo ainda mais preciso, a média de casos em dezembro começou a subir no dia 28, ao notificar 70 novos casos, enquanto no dia anterior, o número foi de 51. Desde então, a estatística começa a desenhar que o município viveria a segunda onda da doença. No dia 29, somando 82 casos; no dia 30, com 107 registros; e 31 contabilizou 134 notificações.
Leia mais:Nos primeiros 12 dias do ano, Parauapebas somou 2.162 novos casos e quatro óbitos em decorrência da doença. O município começou o primeiro dia do ano, atingindo 31.283 casos do vírus, ao registrar 155 pessoas infectadas. O número de óbitos era de 202. Já no dia 12, segundo dados do Boletim, a marca já é de 33.445, e um total de 206 óbitos.
Os novos casos resultaram em mais internações. Atualmente, no município, não há vagas disponíveis nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Parauapebas tem hoje uma taxa geral de ocupação de leitos de 51%. A ocupação de leitos de enfermaria no SUS é 66%. Na rede particular é de 31%.
A enfermeira e presidente do Comitê Executivo de Combate ao Novo Coronavírus, Nhirly Brito, destaca que desde a primeira semana de janeiro, a taxa de ocupação chegou a ficar acima de 90%, por isso, o trabalho é para expandir o número de leitos.
A princípio, segundo ela, o número de casos estava baixo, e o município conseguia atender a demanda com 15 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI, exclusivos para Covid-19. No entanto, com a nova realidade, 40 leitos da área reformada do Hospital Municipal serão destinados para suprir a atual necessidade.
“Estamos vendo uma segunda onda, cada vez mais a população tem que ter o cuidado de usar a máscara e manter a higiene das mãos e o distanciamento”, orienta a enfermeira.
Leia na íntegra o comunicado
“A Prefeitura de Parauapebas comunica que todas as datas festivas tiveram suas celebrações públicas canceladas.
A dura e difícil decisão foi tomada por causa dos crescentes números de casos da covid-19 no município. A corrida de São Sebastião, Semana da Mulher e Carnaval da Nossa Gente são eventos tradicionais e que promovem a cultura, geram emprego e renda, mas precisaram ser cancelados até que haja garantia da segurança da saúde da população diante da pandemia.
A expectativa se concentra agora na liberação do uso da vacina, cuja eficácia já foi anunciada pelo Instituto Butantan. O prefeito Darci Lermen esteve em São Paulo para adquirir 400 mil doses, o que vai garantir a imunização da população de Parauapebas e permitir, finalmente, a realização dos grandes e aguardados eventos no município”. (Theíza Cristhine/Colaboração Rayane Pontes)