A última rodada da fase de grupos da Série B1 do Campeonato Paraense, a chamada “Segundinha”, foi empolgante no Grupo D, onde estão os times do sudeste do Pará. O Parauapebas venceu o então líder Canaã (já classificado) por 2×1, e assumiu a liderança. Já o então lanterna Gavião se despediu da competição com uma vitória, também por 2×1, sobre o Atlético Pararense, que precisava se classificar. Mas, ao invés disso, terminou foi na lanterna do Grupo D. Enquanto isso, o Carajás que ficou de fora da última rodada, conseguiu a terceira colocação.
Desse modo, o Grupo D ficou assim definido: Parauapebas em primeiro, com 8 pontos; Canaã em segundo, com 7; e Carajás em terceiro, com 5 pontos.
Ficar em primeiro lugar de cada grupo é deveras importante nesse formato de competição. O primeiro colocado já passa direto para as quartas de final, enquanto os segundos e terceiros colocados de cada grupo fazem uma espécie de oitavas de final e só então vão enfrentar os primeiros classificados. Por isso a vitória do Parauapebas sobre Canaã foi por demais festejada.
Leia mais:A competição iniciou com 20 clubes, agora são 12 equipes; na próxima fase ficarão 8, depois as 4 da semifinal até a grande finalíssima. Pelo regulamento do certame, somente o campeão e o vice da Série B1 terão vaga garantida na elite do Parazão 2024.
Peneira
A “Segundinha”, além do seu objetivo principal que é classificar dois representantes para o Campeonato Paraense do ano que vem, também vem sendo observada por representantes de clubes que já estão na elite e querem reforçar seus elencos para o Parazão 2024.
É o caso do próprio Águia, atual campeão paraense, cujos dirigentes têm viajado para assistir partidas e possivelmente contratar atletas para compor o elenco que vai disputar quatro competições no ano que vem: Parazão, Copa Verde, Copa do Brasil e Série D.
Confira a classificação da fase 1:
Grupo A, Capitão Poço (10 pontos), Santa Rosa (8) e Paragominas (4);
Grupo B, Santos Athlético (7), Sport Belém (6) e ESMAC (6);
Grupo C, Pinheirense (7), Vila Rica (4) e União Paraense (3);
Grupo D, Parauapebas (8), Canaã (7) e Carajás (5).
(Chagas Filho)