A Prefeitura de Parauapebas lança nesta quarta-feira (6) a programação alusiva ao Novembro Azul, com o tema ‘Vergonha é não se Cuidar!’. O evento será realizado na Unidade de Saúde Novo Brasil, das 17h às 21h. O objetivo é reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e desmistificar antigos conceitos da doença e do exame de toque retal.
A Coordenadora de Doenças Crônicas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Silvana Manito, destaca a importância da realização dos exames em “homens a partir de 50 anos, independentemente de estarem ou não sentindo alguns sintomas”, que podem ser a dificuldade em urinar, dificuldade no jato da urina, sangue ao urinar ou dor óssea. “Procure uma Unidade de Saúde e faça uma avaliação profissional”, afirma.
Durante o mês de novembro as Unidades de Saúde estarão realizando ação compartilhada, multiprofissional e integrada. Além da oferta do PSA e do exame de toque, haverá outras atividades como a vacinação, atendimento odontológico, a parte clínica e também a questão de exames complementares”, descreve Silvana.
Leia mais:Segundo a coordenadora, os homens com faixa etária de 45 anos que tenham casos de câncer de próstata na família e homens obesos devem ficar atentos, pois, segundo as estatísticas, estão mais propícios a desenvolver a doença.
As mudanças de hábito fazem parte da prevenção ao câncer de próstata. “Pratique uma atividade física, controle o peso, elimine o cigarro, diminua a ingestão de bebida alcoólica e mantenha uma alimentação totalmente saudável”, afirma, acrescentando que estas atitudes são aliadas no combate à doença.
Atualmente, 104 usuários diagnosticados com câncer em Parauapebas fazem Tratamento Fora do Domicílio (TFD). “Nós temos uma média de quatro mortes por ano de câncer próstata”, explica a coordenadora, referindo-se às estimativas do Pará fornecidas pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). (Theíza Cristhine)