Ao menos 14 pontos de alagamento e oito de inundação foram identificados em Parauapebas após as várias horas da chuva ininterrupta que iniciou na madrugada desta segunda-feira (1).
A constância das águas causou diversos estragos no comércio e em residência e os alagamentos alcançaram pontos que não registram problemas normalmente, como o canteiro da Avenida Liberdade, à altura do Bairro Rio Verde.
Nas redes sociais e em vídeos muita gente culpou as obras do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), promessa do governo municipal para solucionar justamente essa questão. As ações começaram a ser executadas no primeiro semestre de 2020. O município não se posicionou sobre o assunto.
Leia mais:Conforme a assessoria de comunicação da Defesa Civil, nenhuma pessoa foi desabrigada nesta segunda, mas há risco entre os Bairros Brasília, na área da VS-10, e Primavera, sendo que o nível do Rio Parauapebas atingiu os 9,46 metros, mais de cinco metros acima do normal. “A população deve estar atenta a transbordamento de córregos e canais na zona urbana de Parauapebas”, afirma o município, em nota.
Neste momento, há duas famílias abrigadas em estruturas da Prefeitura Municipal de Parauapebas, deslocadas dias atrás após deslizamentos de terra e inundação. (Luciana Marschall)