Com show arrebatador, a cantora Alcione fechou o primeiro dia da programação da 9º edição do Festival de Música de Parauapebas (Fempa). Apesar do atraso, a programação que começou depois das 22h, lotou a Praça de Eventos, no Bairro Cidade Nova.
Muita gente foi para torcer pelos primeiros seis concorrentes do festival e também assistir ao show de Alcione, a Marrom, como é carinhosamente chamada. Em uma disputa acirrada na primeira noite, a primeira candidata a se apresentar foi Tamyres Rocha, que cantou a música “Sobre o Amor”.
Logo depois, Olga Carneiro defendeu a música “Adeus Mariana”. Na sequência se apresentaram Felipe de Judah (com a musica Maria); Willian Barros e Vanessa Aires (A Caminho); Joelson Sousa (Utopia); e Tico Juliano (Arte Para Questionar).
Leia mais:As apresentações foram consideradas de alto nível pelo corpo de jurados do festival. Muito solicitada pela Imprensa, a cantora Alcione concedeu entrevista e destacou a importância do festival. Segundo ela, no Maranhão, Pernambuco e na Bahia este tipo de festival é uma porta para descobertas de novos artistas.
Ela frisou que o país deveria resgatar os grandes festivais de música que existiam na década e 70 e 80 para descobertas de novos artistas. “Nós temos um potencial musical maravilhoso e precisamos explorar esses potenciais que estão escondidos. Eles têm que florescer”, ressaltou.
O Secretário Municipal de Cultura, Saulo Ramos, avaliou de forma positiva a primeira noite do festival. Segundo ele, a iniciativa de retomar o Fempa foi fantástica. “É uma oportunidade para o surgimento de novos talentos, como cantores e compositores”, destacou Saulo, observando que as músicas em disputas são da melhor qualidade, com temas críticos da realidade brasileira.
“Essa retomada do festival foi maravilhosa. O governo municipal está de parabéns pela iniciativa. A praça de eventos está lotada e o povo vibrando com as músicas. É algo realmente compensador”, acrescentou Saulo, dizendo que não queria ser jurado, pelo alto nível dos candidatos.
O secretário ainda ressaltou a presença da cantora Alcione, que foi um exemplo de simpatia. “Como maranhense, ela ficou maravilhada ao saber do grande número de conterrâneos dela que moram em Parauapebas”, frisou Saulo Ramos.
A programação do festival segue hoje, sexta-feira, 13, e encerrar amanhã, sábado. (Tina Santos)
Programação (Sexta-feira 13/12)
1º apresentação Ismael SPC – Morena do Patchouli
2º apresentação Syllas Gabriel na Pegada da Viola – A paz do meu Povo
3 º apresentação Monteirinho do Acordeom – Viva a Natureza
4º apresentação Angélica Nunes – Canção De Esperança
5º apresentação Davi Fabrizzi – Ser ou Ser
6º apresentação Jairo Ueno – Santa