Com uma grande festa ao som de forró, a Associação Girão de Artes Marciais (AGAM) encerrou as atividades de 2020 certificando 430 alunos no Bairro dos Minérios, em Parauapebas, na noite desta terça-feira (15). Segundo o fundador do projeto, mestre Angelberto Rocha Girão, foram entregues certificados de informática, karatê, futebol, capoeira e inglês.
“É um projeto que a gente desenvolve há algum tempo na cidade, em parceria com o Poder Público, e é uma forma de somar, de transferir conhecimento para essa comunidade mais carente do Bairro dos Minérios”, explica. Uma das certificadas foi Maria Eduarda, aluna do karatê e da informática.
“Treino pela defesa pessoal, pelo fato que hoje em dia a mulher não é muito respeitada nas ruas e o karatê ensina defesa pessoal. Também para treinar o corpo, os músculos, para o treinamento físico mesmo”, diz. Ela pratica o esporte desde os seis anos e há dois está na AGAM.
Leia mais:“É muito bom ter amigos no katarê porque os mais graduados ajudam a treinar, a não ter medo, ampliar a experiência, a gente viaja, conhece muita gente nova, faz amizades…”, relata, acrescentando que a informática também ampliou os conhecimentos. “Aprendi muita coisa que eu ainda não sabia”.
Autoridades participaram do evento, dentre elas o secretário Municipal de Esporte, Kledson Caetano. “Nos sentimos felizes em ter a AGAM como parceira da Secretaria de Esportes podendo estender essas modalidades para crianças carentes e atendendo estes bairros mais pobres. É de muita importância que estes projetos cheguem até estas crianças principalmente para a formação destes jovens. A AGAM contribui muito para este trabalho”, afirma.
A AGAM tem sede no Bairro Liberdade e foi fundada em 2005 como Associação Civil, sem fins lucrativos de finalidades sociais, educativas, esportiva, e de defesa do interesse dos associados. O Fundo Social é constituído de donativos, contribuições e doações. (Luciana Marschall – com informações de Ronaldo Modesto)