No início de fevereiro, o Círculo de Estudos Linguísticos e Filológicos do Rio de Janeiro (CIFEFIL) divulgou a lista dos indicados ao Prêmio “José Pereira da Silva”. Bruno Gomes, paraense de Rondon do Pará, região sudeste do Estado, aparece na categoria “Destaque em Linguística” pelas suas contribuições à pesquisa brasileira. O pesquisador desenvolve investigações em Linguística Aplicada, com foco nas práticas de escrita acadêmica.
O CIFEFIL é uma das mais ilustres instituições de pesquisa na área dos estudos da linguagem no Brasil. Bruno Gomes concorre ao lado de nomes como Demerval da Hora, João Wanderlei Geraldi, José Luís Fiorin e Leonor Fávero. Ao ser perguntado sobre o que sentiu ao saber da indicação, o jovem doutor diz: “Fiquei em choque. Tenho profunda admiração por todos os indicados”.
Bruno Gomes detém uma das carreiras mais notáveis já vistas no Norte do Brasil nos últimos anos, sendo referência como docente, pesquisador e escritor. Aos 33 anos, ele entende que muitas conquistas se deram de maneira precoce e vê o passar do tempo como algo positivo: “acredito que hoje eu seja um profissional mais interessante do que quando comecei, aos 15 anos. Com o tempo, vamos identificando os acertos e aprendendo com os erros”.
Leia mais:Para se tornar um ótimo profissional, Bruno Gomes entende que seja essencial ter disciplina, foco e, principalmente, não ter medo de sair da zona de conforto. Sobre isso, o eterno prodígio se mostra categórico: “Eu me reinvento quantas vezes for necessário. Não tenho medo de mudanças. Eu as vejo de uma maneira muito positiva na minha vida. São elas que me movimentam”.
Bruno Gomes pretende lançar 4 livros em 2022. O primeiro deles é uma compilação em comemoração aos seus 19 anos de carreira na educação. O segundo livro é a tradução para o espanhol de “O X da Questão”, lançado em 2017. A obra fala sobre discursos midiáticos na construção de fenômenos de massa. O terceiro livro é sua mais nova obra infantil, em fase de produção. Já o quarto livro falará sobre discursos em atrações televisivas e contará com a participação dos jornalistas Alexandre de Lima e Américo Nouman Júnior, de Portugal e São Paulo, respectivamente, e do ator Ubiratan Vieira, de São Paulo. (Delmiro Silva)