Correio de Carajás

Pará tem o menor índice de crimes violentos na série histórica do mês de fevereiro desde 2010

Foto: Ag. Pará
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), tem investido em ações estratégicas, a exemplo da Polícia Mais Forte, que aumenta o efetivo de policiais militares nas ruas e no reaparelhamento do sistema, como a aquisição de novas lanchas, incluindo blindadas, para fortalecer o policiamento nos rios. O resultado de todas as iniciativas é a redução da criminalidade em todo o Estado. 

Fevereiro de 2021 é o mês com menor índice de crimes violentos, ao se comparar todos os meses de fevereiro, desde 2010. Dezoito vidas foram preservadas ao comparar com o ano de 2020. Ao analisar com 2019, a redução é de 25%, com o ano de 2018 a redução alcança 40%. Os Crimes Violentos Letais Intencionais reúnem os casos de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. 

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, manter as reduções alcançadas em anos anteriores será sempre um desafio a ser alcançado por todos que compõem o sistema de segurança pública.

Leia mais:

“Há de se registrar que é muito difícil depois de dois anos com fortes reduções de cerca de 30%, em 2019, e cerca de 20% em 2020, manter fortes reduções. Porém, nós estamos conseguindo igualar e até diminuir um pouco mais esse índice em 2021”, afirmou. 

Outros casos de violência, como roubo e furto, por exemplo, também tiveram queda no mês de fevereiro. O furto caiu 45% ao comparar com o mês de fevereiro de 2020, ou seja, 4.124 casos a menos. O roubo também diminuiu. Ao comparar o segundo mês dos anos de 2020 e 2021, a redução totaliza 20%, o que representa 1.186 ocorrências a menos. O número registrado de roubos em fevereiro de 2021 foi o melhor nos últimos 11 anos.

Ualame Machado informa que o governo tem feito muitos esforços para promover a segurança e a paz social para reduzir ainda mais a violência, em todo o Estado.

“Há uma forte integração, investimentos em tecnologia, tudo isso está sendo utilizado para que a gente tenha um ano de 2021 ainda melhor do que tivemos em 2020, lembrando que o desafio de sermos melhores que nós mesmos nos anos seguintes é cada vez maior”, destacou.

Região Metropolitana de Belém –   Na RMB, os casos de CVLI caíram 8% ao comparar com o mês de fevereiro do ano passado, 55% ao fazer a comparação com o ano de 2019 e 69% ao comparar com 2018. O furto teve redução de 51% ao comparar com o mês de fevereiro de 2020, resultando em 2.158 casos a menos. O crime de roubo caiu 14%, na RMB, ao comparar com fevereiro do ano passado, totalizando 489 ocorrências a menos.  

Biênio – Ao analisar o valor acumulado dos meses de janeiro e fevereiro dos anos de 2020 e 2021, no Pará, nota-se, também, que não houve aumento dos índices. As ocorrências de CVLI permaneceram as mesmas nos dois períodos, com 401 registros no Pará. Ao comparar com o ano de 2019, a queda foi de 24% e com o ano de 2018, 44%. O furto teve queda de 38%, ao somar os dois meses, com 7.256 crimes a menos, no biênio, em todo o Estado. Os casos de roubos caíram 10%, ao comparar a soma de janeiro e fevereiro dos anos de 2020 e 2021. Um total de 1.276 casos a menos.  (Agência Pará)

Comentários

Mais

Papagaio entoa um “socorro, ladrão“ e suspeito é preso

Papagaio entoa um “socorro, ladrão“ e suspeito é preso

Um caso inusitado foi registrado na região nordeste do Pará na manhã deste sábado (12). Um papagaio gritou pega ladrão,…
Passeata pedirá justiça para mortes de Vanuza e Jacsiane

Passeata pedirá justiça para mortes de Vanuza e Jacsiane

No próximo dia 29, haverá uma grande manifestação, a partir das 16h30, pedindo celeridade na investigação do assassinato de Vanuza…
Corpo de bombeiro desaparecido é achado em Ananindeua

Corpo de bombeiro desaparecido é achado em Ananindeua

Foi encontrado, na tarde desta sexta-feira (11), o corpo do bombeiro militar Allan Tadeu Neco Veira  em uma área de mata…
Garimpeiros atacam ônibus que transportava lideranças indígenas de Jacareacanga para Brasília

Garimpeiros atacam ônibus que transportava lideranças indígenas de Jacareacanga para Brasília

Na manhã da última quarta-feira, 9, um ônibus que transportava lideranças indígenas de Jacareacanga, no sudoeste do Pará, para Brasília…
Jovem morta em acidente será sepultada em Tucuruí

Jovem morta em acidente será sepultada em Tucuruí

Foi trasladado na tarde desta sexta-feira (11) o corpo de Lindinês dos Santos Trindade para a cidade de Tucuruí, onde…
Bitrem atropela jovem que estava em motocicleta próximo ao Km 6

Bitrem atropela jovem que estava em motocicleta próximo ao Km 6

Por volta das 5h manhã desta sexta-feira (11), Lindinês dos Santos, 23 anos, perdeu a vida em um trágico acidente…