O Estado do Pará acaba de ganhar autonomia na gestão de suas assembleias no território brasileiro, com a criação da Grande Jurisdição Paraense da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas. A cerimônia de constituição aconteceu no templo da Grande Loja Maçônica do Pará em 9 de novembro com a presença da maior autoridade da paramaçônica, a suprema ilustre preceptora da Suprema Assembleia da Ordem Internacional, a senhora Joanie Jacka, vinda dos Estados Unidos. O maçom José Nazareno Nogueira Lima, past-grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Pará, foi empossado como supremo deputado da nova Grande Jurisdição.
Foi um dia histórico para a instituição no Pará e no Brasil, e que só foi possível graças ao apoio, incentivo e patrocínio que tem sido dado pela Glepa, nas últimas gestões e agora, na liderança do grão-mestre Edilson Araújo. Outro grande incentivador, o past-grão-mestre Wagner Spindola, também esteve presente à solenidade.
A Ordem Internacional do Arco-íris para Meninas é uma organização dedicada à edificação do caráter das adolescentes através dos preceitos: Amor ao lar, à família e ao próximo; Crença na existência de Deus; Respeito para com a natureza; Crença na imortalidade da alma; Fidelidade e dignidade de caráter; Patriotismo e amor pelo país; Liderança efetiva; Serviço em prol da humanidade e da comunidade.
Leia mais:A exigência internacional para que um estado pleiteie o reconhecimento como uma jurisdição é que tenha no mínimo cinco assembleias instaladas e em pleno funcionamento. O Pará tem exatamente cinco: Assembleia Arieth Sassim Dahás Nº 1 (Belém), Pérolas do Tapajós nº 2 (Santarém), Estrela da Esperança nº 3 (Parauapebas), Estrela do Araguaia nº 4 (São Domingos do Araguaia) e Assembleia Acácia da Transamazônica nº 5 (Marabá), esta última constituída no ano passado.
As três últimas gestões da Glepa contribuíram, cada uma ao seu tempo, para a abertura de mais assembleias. Além de Joanie Jacka, estavam aqui presentes o supremo deputado da Jurisdição do Paraná, João Salgado e a esposa dele, Mara Salgado, oficial executiva da Grande Jurisdição do Paraná, vindos de Cascavel (PR). As assembleias paraenses enviaram seus representantes para o evento.
A solenidade de constituição foi presidida pela sobrinha Ana Rebeca Almeida – Ilustre Preceptora da Arieth Sassim Dahás Nº 1, assembleia anfitriã e que tem como Presidente do Conselho Consultivo, Joaquim de Paula Nogueira Lima e como Preceptora Mãe Ayleen de Paula.
CONSTITUIÇÃO
O ponto alto da solenidade foi o discurso proferido pela suprema ilustre preceptora da Suprema Assembleia da Ordem Internacional, Joanie Jacka, com tradução simultânea, no qual decretou que estava devidamente constituída a Grande Jurisdição do Pará. Também apresentou a Carta Constitutiva oficial, em inglês, que ficará aqui no Pará.
Em seguida, ela deu posse ao gestor estadual adulto, que passa a ser a maior autoridade Arco-Íris no Pará, o agora supremo deputado José Nazareno Nogueira Lima. Ele fez um juramento público nesse sentido.
A solenidade seguiu com discursos e homenagens. O grão-mestre da Glepa, Edilson Araújo, felicitou as jovens Arco-Íris do Pará e a todos que historicamente trabalharam para a construção deste grande momento. Voltou a destacar a importância que a Grande Loja vê na formação dos jovens e no fortalecimento das famílias, o que ganha muito mais força por meio das entidades paramaçônicas. (Com informações da Glepa)
Saiba mais
A Ordem foi baseada na história de Noé, que está em Gênesis 9, na Bíblia Sagrada. Lá é contado o motivo de o arco-íris aparecer no céu, depois de forte chuva. As cores do arco-íris representam as sete virtudes que uma menina deve ter. São elas: Amor, Religião, Natureza, Imortalidade, Fidelidade, Patriotismo e Serviço.
Também prestigiaram a solenidade, segundo divulgado:
– Javier Lorencine Francisco – Presidente do Cons. Consultivo da Assembleia Estrela do Araguaia nº 4 / São Domingos
– Deusilene Lopes – Preceptora Mãe Assembleia Estrela do Araguaia nº 4 / São Domingos;
– Odilon Soares – Presidente do Cons. Consultivo da Assembleia Acácia da Transamazônica nº 5;
– Cristiane Cade – Preceptora Mãe da Assembleia Acácia da Transamazônica nº 5;
– Sérgio Feitosa de Freitas – Presidente do Cons. Consultivo da Assembleia Estrela da Esperança nº 3 / Parauapebas;
– Luiza Pimentel – presidente da Associação de Damas da Fraternidade da Glepa;
– Gabriela Martins – presidente da Associação Alumni Guardiães do Norte nº 1 do Pará
– Cácia Marono Suprema Deputada da Jurisdição de SP;
– Luís Marono – Grande Patriarca da Estrela do Oriente – SP;
– Rodrigo Lisboa – Grande Mestre Adjunto da Ordem Demolay no Pará.