Correio de Carajás

Pará se destaca na Amazônia em transparência de dados ambientais

Foto: Ascom / Semas

AMAZÔNIA LEGAL

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O relatório “Transparência das informações ambientais na Amazônia Legal: o acesso à informação e a disponibilização de dados públicos”, lançado pelo Instituto Centro de Vida (ICV), revela que o Pará ocupa lugar de destaque entre os Estados da Amazônia em transparência passiva, com índice de 88% de respostas satisfatórias às solicitações por informações ambientais dentro do prazo legal.

Por outro lado, o índice médio de transparência passiva na Amazônia é de 59%. O levantamento dos índices de transparência ativa e passiva entre os nove estados da Amazônia Legal foi feito entre junho e novembro de 2020 e foi baseado em informações dos órgãos estaduais e federais.

“Esses dados são reflexo do compromisso do governo estadual no cuidado do Estado com a transparência das políticas públicas relacionadas ao ambiente. Além disso, ressalta o interesse em garantir o controle social de todas as informações que são produzidos no âmbito da gestão ambiental e das florestas públicas do Pará”, destacou o secretário da Semas, Mauro O’de Almeida.

Leia mais:

Em relação à transparência ativa, o Pará contabiliza índice de 50%. Na Amazônia Legal, a média é de 29%. A transparência passiva corresponde à quantidade de pedidos de informação atendidos. De acordo com a legislação federal, os órgãos estaduais possuem 20 dias para atender as solicitações recebidas, desde a data de protocolo, prazo que pode ser prorrogado por mais 10 dias diante de justificativa. Já a transparência ativa corresponde ao índice referente ao percentual e à qualidade de dados disponibilizados de forma espontânea pelos websites, independente de solicitação.

Entre os fatores responsáveis pela performance positiva do Pará em transparência ambiental está o Portal de Análise do CAR (Cadastro Ambiental Rural), lançado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas-PA) em março deste ano e que disponibiliza as averiguações sobre o cadastro produzidas pela Secretaria. O Portal pode ser acessado aqui. Outro avanço viabilizado pela Semas na área de transparência pública ambiental foi a criação do Portal do ICMS Verde no site da Secretaria, que apresenta a metodologia e o detalhamento dos critérios para cálculo e repasse do ICMS Verde no Pará.

Outra iniciativa da Semas foi o lançamento do I Relatório Bienal da Atividades da Secretaria, que de forma inédita propõe uma avaliação da 1ª metade do Governo e, ao mesmo tempo, uma projeção das principais entregas pretendidas até o final de 2022. Este relatório está disponível à sociedade no menu “Transparência Pública” do site.

O acesso à informação, por intermédio de transparência e disponibilização dos dados ambientais, está entre os princípios da Lei 9.048, de 29 de abril de 2020, sancionada pelo governador Helder Barbalho e publicada em 4 de maio do ano passado. Esta lei instituiu a Política Estadual sobre Mudanças Climáticas do Pará definindo princípios, diretrizes, objetivos e instrumentos necessários para o desenvolvimento da política ambiental do Pará. O fortalecimento dos instrumentos de gestão ambiental integrada, como a transparência nas políticas públicas ambientais, está entre os objetivos do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA). O Plano orienta a gestão ambiental do Pará, com o objetivo de diminuir o desmatamento e a emissão de gases do efeito estufa, levando o Estado ao patamar de emissão líquida zero, até 2036. (Agência Pará)

Comentários

Mais

Parauapebas: Shopping doa terreno para construção de nova rodoviária

Parauapebas: Shopping doa terreno para construção de nova rodoviária

Uma cerimônia realizada nesta quarta-feira (23) em uma das salas do cinema que funciona no Partage Shopping, em Parauapebas, anunciou…
Lote com seis mil litros de IFA chega ao Instituto Butantan neste sábado

Lote com seis mil litros de IFA chega ao Instituto Butantan neste sábado

Nesta quarta-feira, 23, o governo de São Paulo informou, que no sábado, 26, o Instituto Butantan receberá um lote com…
DMTU: Rede de Proteção às Mulheres e Departamento de Trânsito discutem ações contra assédio no transporte público

DMTU: Rede de Proteção às Mulheres e Departamento de Trânsito discutem ações contra assédio no transporte público

Nesta quarta-feira (23), na sede do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), foi realizada uma reunião com as…
Equatorial Pará divulga nome dos ganhadores finais da promoção Energia em Dia

Equatorial Pará divulga nome dos ganhadores finais da promoção Energia em Dia

A Equatorial Energia Pará divulgou nesta terça-feira, 22, o resultado final desta temporada da promoção Energia em Dia. A campanha…
Relatório da Abin aponta indícios de irregularidades na fortuna de Luciano Hang, diz jornal

Relatório da Abin aponta indícios de irregularidades na fortuna de Luciano Hang, diz jornal

RIO — A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) produziu, em julho de 2020,  relatório que indicava problemas e inconsistências na…
Governo Federal vai fazer consulta pública para leiloar aeroportos no Pará, diz ministro

Governo Federal vai fazer consulta pública para leiloar aeroportos no Pará, diz ministro

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, divulgou na última terça-feira, 22, que o governo federal deve abrir, no…