Correio de Carajás

Pará reduz desmatamento em 94% durante nona fase da Operação Amazônia Viva

Foto: Divulgação Semas
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O desmatamento em áreas estaduais apresentou uma queda de 94% no período de 10 a 24 de fevereiro, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram obtidos com base nos sistemas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) atribui esse resultado à atuação da Força Estadual de Combate ao Desmatamento, que esteve em campo com a Operação Amazônia Viva na segunda quinzena de fevereiro. A análise realizada também mostra que, neste período, a redução em todo o Estado, incluindo as áreas federais, foi de 78%. 

Os novos dados comprovam a constante redução já verificada na fase anterior da Operação Amazônia Viva, realizada entre os dias 13 e 30 de janeiro. Na ocasião, houve queda de 92% na degradação ambiental nas áreas estaduais e de 82% em todo o Estado, incluindo as áreas federais.

A nona fase da Amazônia Viva aconteceu nos municípios de Altamira, Anapu, Senador José Porfírio, Pacajá, Uruará, Rurópolis, Trairão, da mesorregião sudoeste, e Novo Repartimento, do sudeste paraense. De 10 ao dia 27, as equipes da Força Estadual de Combate ao Desmatamento, formadas por policiais civis e militares, bombeiros, peritos do CPC Renato Chaves e peritos e fiscais da Semas embargaram uma área equivalente a quase 5 mil campos de futebol. Em suas nove fases da operação, a Amazônia Viva já embargou e colocou sob proteção mais de 141.496,45 mil hectares, o que equivale a uma área maior que a cidade do Rio de Janeiro.

Leia mais:

OPERAÇÃO

Desta vez, a operação apreendeu 313,492 m³ de madeira extraída ilegalmente, sendo 214,60 m³ em toras, 73,392 m³ de madeira serrada e 25,50 m³ de madeira em estacas. A ação também destruiu um acampamento ilegal e apreendeu cinco maquinários, sete motosserras e sete veículos. A nona fase da operação emitiu 14 autos de infração, 19 termos de apreensão, 12 termos de depósito, oito termos de embargo e nove termos de inutilização/destruição.

Entre os procedimentos policiais, a operação realizou 12 perícias, quatro inquéritos por portaria, seis termos circunstanciados de ocorrência (TCO), dois Boletins de Ocorrência, apreendeu um armamento e cinco munições.

O titular da Semas, Mauro O’ de Almeida, afirma que o balanço da Operação Amazônia Viva evidencia a eficiência da regularidade dessas ações, já que desde o início mantém os resultados positivos. “Os números impressionam pelo seu volume e regularidade. Esta tem sido uma ferramenta fundamental na execução do Plano Estadual Amazônia Agora, pois a integração entre a repressão aos crimes ambientais com os outros eixos do Plano, os programas Territórios Sustentáveis e Regulariza Pará, permitem ao Estado avançar cada vez mais na política de desenvolvimento socioambiental”, afirma o Secretário.

A Operação Amazônia Viva faz parte do eixo de Comando e Controle do Plano Estadual Amazônia Agora, coordenado pela Semas. A macroestratégia do Governo do Pará promove a conservação da floresta de forma integrada ao desenvolvimento social e econômico no campo. Entre as metas do plano, está a redução na emissão de gases do efeito estufa, para alcançar, até 2036, o patamar de emissão líquida zero. Para isso, o plano tem quatro pilares: Regulariza Pará (regularização fundiária e ambiental), Territórios Sustentáveis (apoio e fomento aos produtores rurais, além da recuperação de áreas degradas), Fundo Amazônia Oriental (fundo de captação de recursos para os projetos do PEAA) e Comando e Controle (Combate aos crimes ambientais com a Força Estadual de Combate ao Desmatamento). (Agência Pará)

Comentários

Mais

Bolsonaro faz 'motociata' em SP ao lado de apoiadores

Bolsonaro faz 'motociata' em SP ao lado de apoiadores

O presidente Jair Bolsonaro está em passeata pela cidade de São Paulo, em manifestação organizada por integrantes de clubes de…
Aos 80 anos, morre o ex-vice-presidente Marco Maciel

Aos 80 anos, morre o ex-vice-presidente Marco Maciel

Morreu neste sábado (12), aos 80 anos, o ex-vice-presidente da República Marco Maciel. Segundo o genro do político, Joel Braga,…
Capacitação de profissionais é aposta para combater trabalho infantil

Capacitação de profissionais é aposta para combater trabalho infantil

No lugar da boneca e do carrinho, a enxada e a vassoura. No lugar do tempo para estudo e descanso,…
Casal passou a morar junto e construiu sua “família”

Casal passou a morar junto e construiu sua “família”

  A história de Juliana Milhomem e Victoria Kaline é semelhante à de Polyana e Amanda. Ambas se conheceram em…
Mulheres que são felizes com outras mulheres

Mulheres que são felizes com outras mulheres

“Consideramos justa toda forma de amor”. Parafraseando Lulu Santos, começamos essa história com o trecho da emblemática música “Toda forma…
Namoro que floresce no meio na pandemia

Namoro que floresce no meio na pandemia

Sílvia e Moisés e se tornaram amigos inseparáveis, contavam tudo um para o outro, até se ajudaram a ficar com…