Correio de Carajás

Pará: Mulheres têm mais empregos, mas ainda menores salários

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Entre janeiro e dezembro do ano passado, 2018, foram feitas em todo o Pará 272.549 admissões contra 257.263 desligamentos, gerando um saldo positivo de 15.286 postos de trabalhos. Destes, 79.854 admissões e 75.879 desligamentos foram apenas de postos de trabalho femininos, ou seja, um saldo positivo de 3.975 postos de trabalhos.

Os dados são do escritório regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que os divulgou em decorrência do Dia da Mulher, lembrado nesta sexta-feira (8). O estudo sobre a mulher no mercado de trabalho formal no Estado do Pará é baseado em dados oficiais do Ministério da Economia e o relatório traz o balanço sobre a flutuação de postos de trabalhos formais femininos por setores de atividades econômicas entre janeiro e dezembro do último ano, 2018.

Segundo análises do Dieese/PA, no ano anterior, 2017, a situação foi inversa. Entre janeiro e dezembro, foram feitas 73.600 admissões formais femininas, contra 77.106 desligamentos, gerando saldo negativo de 3.506 postos de trabalhos.

Leia mais:

Em 2018, aponta o estudo, a maioria dos Setores Econômicos do Estado apresentou recuo na geração de Empregos Formais Femininos, no comparativo entre admitidas e desligadas, com destaque para o Setor Comércio com a perda de 216 postos de trabalhos, seguido do Setor da Construção Civil com a perda de 62 postos de trabalhos; Setor da Indústria de Transformação com a perda de 60 postos de trabalhos; Setor Serviço Indústria e Utilidade Pública com a perda de 39 postos de trabalhos e do Setor da Administração Pública com a perda de 36 postos de trabalhos.

Acontece que no mesmo período, outros setores apresentaram saldos positivos, com destaque para o Setor Serviços. Apenas ele gerou 4.209 postos de trabalhos, responsável pelo saldo positivo alcançado. Foi seguido do Setor Extrativo Mineral com a geração de 101 postos de trabalhos e do Setor da Agropecuária com a geração de 78 postos de trabalhos.

A educação e capacitação, aponta a entidade, é a responsável pelo crescimento das vagas ocupadas por mulheres não apenas no Estado do Pará como também no restante do país. Dados oficiais do Ministério da Economia apontam que no último ano, por exemplo, de um total de 79.854 admissões formais femininas ocorridas no Pará, mais de 80% tinham escolaridade do Nível Médio Completo ao Superior Completo.

Quando analisado o rendimento delas, entretanto, o cenário ainda é decepcionante e elas continuam recebendo menos que eles para exercer o mesmo tipo de atividade. Em alguns locais e setores de ocupação, aponta o Dieese, a diferença salarial pode chegar a 40,00% entre homens e mulheres exercendo o mesmo tipo de serviço. (Luciana Marschall)

Comentários

Mais

Instituto Cultural Vale: últimos dias de inscrições no Edital Apoia

Instituto Cultural Vale: últimos dias de inscrições no Edital Apoia

As inscrições de projetos no Edital Apoia vão até a próxima sexta-feira, 24. A seleção realizada pelo Instituto Cultural Vale…
Brasileiros são os que mais valorizam vacinação, mostra estudo

Brasileiros são os que mais valorizam vacinação, mostra estudo

O Brasil é o país que mais valoriza a imunização entre oito nações estudadas em um levantamento global feito pelas…
AQNO: CTA ganha embaixador informal, que fala abertamente sobre “posithividade”

AQNO: CTA ganha embaixador informal, que fala abertamente sobre “posithividade”

Chegar até aqui e falar abertamente sobre o HIV não foi um caminho fácil. As dificuldades, o medo, a insegurança,…
Butantan começa a negociar doses da CoronaVac com cinco estados

Butantan começa a negociar doses da CoronaVac com cinco estados

Após cumprir dois contratos que previam a entrega de 100 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde, o…
Sefa apreende 20 mil litros de diesel e 12 mil garrafas de cerveja

Sefa apreende 20 mil litros de diesel e 12 mil garrafas de cerveja

Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), da Unidade de Mercadorias em Trânsito de Carajás, no sudeste do Pará,…
Fiocruz recebe lote de IFA para produção de vacinas

Fiocruz recebe lote de IFA para produção de vacinas

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebeu mais uma remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). O lote chegou ao Aeroporto Internacional…