📅 Publicado em 04/02/2026 09h44
O município de Marabá está entre os principais destinos do reforço na segurança pública anunciado pelo Governo do Estado do Pará. Ao todo, 121 novos jovens farão curso de formação da Polícia Militar em Marabá, ampliando o efetivo da tropa.
A medida foi anunciada nesta terça-feira (3), durante a aula magna que marcou o início dos cursos de formação de oficiais (CFO) e de praças (CFP) das duas corporações. O evento ocorreu na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), em Belém, e reuniu mais de 1.900 novos integrantes das forças de segurança do Estado.
A aula magna foi ministrada pelo governador Helder Barbalho, que destacou a ampliação do efetivo como estratégia central para fortalecer a segurança pública nos municípios paraenses, incluindo Marabá, que receberá parte significativa dos novos profissionais.
Leia mais:“Este evento representa um importante investimento em segurança pública, que se traduz em benefícios diretos para a população. Com a formatura de mais de 1.900 novos profissionais, vamos reforçar a atuação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros em diversas regiões do Estado, garantindo mais proteção, cuidado e presença do poder público junto à população”, afirmou o governador.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Neves, explicou que o processo de formação dos novos praças e oficiais deve ser concluído até setembro deste ano, quando os agentes estarão aptos a atuar, inclusive em municípios estratégicos.
“A previsão é que a formatura dos alunos do CFP e do CFO ocorra entre o início e meados de setembro. A sociedade será a principal beneficiada, especialmente com a ampliação do efetivo nos municípios, o que contribui diretamente para a manutenção da redução dos índices de criminalidade”, destacou.
Já o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Jayme de Aviz Benjó, ressaltou que o concurso representa um marco histórico para a corporação e permitirá ampliar a oferta de serviços, inclusive na região sudeste do Pará.
“Este é o maior concurso já realizado pelo Corpo de Bombeiros no Brasil. A incorporação de novos profissionais fortalece a atuação da corporação em áreas como proteção, salvamento e defesa civil, beneficiando diretamente cidades como Marabá”, pontuou.
Representando a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o secretário-adjunto de Gestão Operacional, coronel PM Tarcísio Costa, reforçou que a iniciativa faz parte de um projeto amplo de fortalecimento da segurança em todo o Estado.
“Esses novos integrantes vão somar esforços aos efetivos já existentes e ampliar a capacidade de atuação dos órgãos de segurança, garantindo melhor assistência à população e contribuindo para a redução da criminalidade”, afirmou.

Investimento em Segurança Pública
A formação de praças e oficiais é resultado do investimento contínuo do Estado na valorização das instituições militares e no fortalecimento das estruturas de segurança pública. O governo do Pará busca reforçar a segurança pública no estado com a formação de novos agentes de segurança pública.
Na PM, as atividades de formação estão distribuídas entre a Academia da Polícia Militar Coronel Fontoura (APM), em Marituba, o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Belém, Santarém, Xinguara, Tucuruí, Tailândia, São Félix Do Xingu, Capanema, Bragança, Parauapebas, Abaetetuba, Itaituba, Soure, Marabá, Tomé Açu, Altamira, Conceição Do Araguaia, Paragominas, Salinópolis e Breves.
No CBM, a formação de oficiais acontecerá no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), em Marituba, e o de praças nos polos de Ananindeua, Castanhal, Abaetetuba, Altamira, Marabá e Santarém.
