Correio de Carajás

Pará fecha 2023 com redução de 26% no número de roubos de veículos

Os números demonstram o resultado dos investimentos na área da segurança pública realizadas pelo Governo do Estado

Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

O investimento contínuo em novos equipamentos e tecnologias, juntamente com o policiamento ostensivo em todo o Estado, continua apresentando resultados à população. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) apontou uma redução de 26% no número de casos de roubos de veículos no Pará em 2023.

Os dados coletados são referentes ao período de janeiro a dezembro de 2023 em comparação a 2022. Em números gerais, foram registrados 1.508 casos de roubo de veículos em 2023, comparados a 2.041 ocorrências computadas em 2022. De acordo com a 17ª Edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicação do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Pará também obteve redução de 22% referente ao ano de 2022, comparado ao mesmo período de 2021. A pesquisa também apontou que a taxa de delitos a cada 100 mil habitantes era a segunda menor da região Norte, com 81,2.

Os casos específicos de roubo de carros e motos, individualmente, também apresentaram reduções. De janeiro a dezembro de 2023, foram registrados 570 casos de roubo de carros no Estado, o que representa redução de 11,5% em relação aos 644 casos registrados em 2022. O quantitativo de roubo de motocicletas representa, em números totais, redução de 33% no comparativo entre 2022 e 2023. O ano passado registrou 926 roubos em todo território paraense, em relação as 1.392 ocorrências de 2022.

Leia mais:

A redução segue o padrão dos últimos anos. A pesquisa realizada pela “HelloSafe” sobre o ranking de roubo de veículos entre janeiro de 2019 a dezembro de 2021 em todos os estados brasileiros, apontou o Pará como o estado mais seguro para se ter um automóvel.

Investimento

Para Ualame Machado, titular da Segup, os números demonstram o resultado dos investimentos na área da segurança pública estadual. “Focamos constantemente nas melhorias das condições de trabalho dos agentes e otimização no combate à criminalidade, além do policiamento ostensivo e ações estratégicas em todo o Estado. As reduções contínuas no roubo de veículos e demais indicadores de criminalidade, constatam a importância de manter a continuidade desse tipo de trabalho”, explicou o secretário.

Entre as implementações feitas e que resultaram na redução de roubos de veículos estão a utilização de câmeras de reconhecimento de placas veiculares, entrega de equipamentos, parceria institucional com a segurança municipal e melhorias estruturais em canais de denúncia. O Centro Integrado de Operações (CIOp), somente em 2023, atingiu a marca de mais de 1 milhão de chamadas na Região Metropolitana de Belém (RMB). Neste ano, também foram entregues cerca de R$ 55 milhões para a segurança pública destinados aos Bombeiros Militares, Polícia Científica do Pará e Polícia Civil.

(Agência Pará)