Correio de Carajás

Pará encerra 2024 com o melhor ano em redução da criminalidade violenta letal

Só em 2024, o Pará preservou mais de 2 mil vidas em todo o estado

Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

O Pará inicia o ano de 2025 com uma grande conquista na Segurança Pública, registrando em 2024 o menor índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que reúne homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, nos últimos dez anos e com o melhor mês de dezembro da série histórica. Conforme os dados divulgados a partir do monitoramento da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a redução do CVLI alcançou 53,34% se comparado ao ano de 2018.

O levantamento apresentado nesta quarta-feira, 1° de janeiro, pela Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup, aponta que de 1° de janeiro a 31 de dezembro de 2024, o Pará registrou 1.890 crimes violentos letais intencionais (CVLI). Segundo a análise, que verifica os dados em relação a anos anteriores, este é o melhor ano da segurança pública no Estado desde 2010, com registros abaixo de 2 mil casos de CVLI.

A marca histórica reforça seus anos contínuos de redução da criminalidade, como destaca o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado. “É com imensa satisfação que apresentamos os resultados de 2024: o melhor ano em segurança pública desde 2010. Com uma redução de 53,34% no CVLI em comparação com o ano de 2018, fechamos o ano com a marca histórica de mais de 2.000 vidas preservadas se comparamos o ano de 2024 com 2018 ano anterior a atual gestão, e ainda, se fizermos um balanço geral dos últimos seis anos, a preservação de vidas ultrapassa 10 mil. Portanto, conseguimos avaliar que superamos os desafios e alcançamos um feito extraordinário, consolidando 2024 como o ano de maior sucesso na luta pela segurança da nossa população. Este resultado demonstra o compromisso e a dedicação de toda a equipe em prol de um futuro mais seguro para todos. Porém, já iniciamos 2025 sabendo que podemos e precisamos fazer muito mais, a fim de garantir, cada vez mais, a segurança dos paraenses.”

Leia mais:

Em comparação com o 2018, que computou 4.051 CVLI’S, 2024 atingiu uma redução de  53,34%, representando 2.161 vidas preservadas. Ao compararmos com 2023, que registrou 2.140 crimes violentos, a redução é de 11,68%.

O excelente resultado alcançado em 2024 é fruto da integração das forças de segurança, do emprego de inteligência e tecnologias e de inúmeros investimentos do Governo do Pará ao longo do ano. Em 2024, mais de R$ 90 milhões foram direcionados para aquisições, reformas, construção de unidades e aparelhamento das forças de segurança para melhor atuação e prestação de serviço aos paraenses.

“Em 2024 os recursos foram fundamentais para a aquisição de equipamentos modernos que fortalecem nossas operações e garantem a segurança da população. Estivemos comprometidos com a construção de novos prédios, entrega de mais uma base fluvial, realizamos cursos de capacitação, investimos na entrega de lanchas e viaturas blindadas, além das reformas prediais que garantem a infraestrutura necessária para o nosso trabalho. Foram ações que refletem nosso compromisso em fortalecer a segurança pública e proporcionar um ambiente mais seguro para todos. Reafirmamos que continuaremos a trabalhar incansavelmente em prol da segurança de todos”, disse o titular da Segup.

Dezembro atinge bons resultados

O Estado registrou também o melhor mês de dezembro na linha histórica entre os meses de dezembro desde 2010, quanto aos crimes violentos letais intencionais, onde foram computados 159 casos em dezembro de 2024 e 187 no mesmo período em 2023. Uma queda de 14,97% entre os meses.

No comparativo com 2018, que registrou em dezembro 297 CVLI’S, o 12° mês de 2024 atingiu uma redução de 46,46%. Só em relação a homicídios, dezembro de 2024, que registrou 159 casos, atingiu a queda de 45,26% em relação ao mesmo mês de 2018, com 274 registros.

Investimentos – Em 2024, o Governo do Pará avançou mais ao enrobustecer a Segurança Pública. Na parte tecnológica, houve incremento das câmeras corporais (bodycams) e a utilização dos totens de segurança pública, além do repasse de equipamentos e viaturas para as forças de segurança.

Houve ainda a entrega de novas construções, ampliações e reformas prediais. O Estado investiu também no reforço de coletes balísticos contemplando os órgãos de trânsito e guardas municipais de 13 municípios paraenses.

Para segurança nos rios, foram entregues 10 lanchas, sendo três blindadas para auxiliar no policiamento fluvial e também mais uma base fluvial integrada de segurança pública, a ‘Candiru’, instalada na região conhecida como ‘garganta’ do Amazonas, em Óbidos.

Cidadania e garantia de direitos – O Governo do Pará criou ainda um dos maiores projetos de cidadania do país, por meio do TerPaz – Territórios pela Paz – com a criação das Usinas da Paz que tem por objetivo garantir serviços sociais e mais cidadania à população. O Estado já realizou a entrega de 10 Usinas da Paz em sete bairros da Região Metropolitana de Belém (RMB), além dos municípios de Parauapebas, Canaã do Carajás e Marabá, que também contam com as primeiras Usinas da Paz atuantes nas cidades fora da RMB.

Atualmente, 28 novas Usinas da Paz estão sendo construídas no Pará, nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Marabá, Bragança, Cametá, Castanhal, Paragominas, Tucuruí, Santa Izabel, Capanema, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Igarapé-Miri, Barcarena, Breves, Dom Eliseu, São Miguel do Guamá, Portel, Moju, Parauapebas, Óbidos, Salinas, Benevides, Tomé-Açú, Icoaraci e São Félix do Xingu.

(Agência Pará)