População joga lixo na Bernardo Sayão — Foto: Agência Belém
Ads

O Pará é o estado do Brasil que menos aproveita o lixo para a reciclagem. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o estado recicla apenas 0,48% do lixo produzido.

Ads

Ainda segundo o levantamento, Belém também está entre as capitais brasieiras que menos reciclam o lixo. Somente 0,45% dos resíduos produzidos na capital são destinados à reciclagem. Essa índice é abaixo da média nacional, que é de 3%.

O Pará também está entre os estados com piores índices de coleta de resíduos sólidos. De acordo com o estudo, pouco mais de 76% do lixo produzido no estado é coletado de forma correta.

A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou que Belém produz em média 1000 toneladas de lixo por dia. Após a realização da coleta, o lixo é levado para o Aterro Sanitário de Marituba. Deste total, em torno de 8 toneladas é reaproveitada. A Prefeitura de Belém esclarece que existem 31 ecopontos em Belém e distritos, onde 11 cooperativas de catadores trabalham na coleta seletiva em roteiros predefinidos com o apoio da Prefeitura. Os produtos coletados estão sendo enviados para galpões de triagem, onde ocorre a classificação, separação e prensagem. (Fonte:G1)

Ads