Correio de Carajás

Pará confirma 1º caso da variante delta do coronavírus

Variante delta desafia controle da pandemia no mundo — Foto: Getty Images via BBC

COVID-19

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Confirmação vem de paciente que chegou dos Estados Unidos à Belém com quadro confirmado para Covid-19.

Pará tem o primeiro caso da variante delta do novo coronavírus confirmado. A confirmação foi feita pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), órgão ligado à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS). O caso é de uma paciente que está com quadro leve da Covid-19, que não precisou de internação.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) confirmou que foi notificada da confirmação na noite desta quinta-feira e informou que a paciente tem 26 anos, de Belém, e veio dos Estados Unidos.

Segundo nota, o IEC disse que recebeu as amostras no último dia 30 de julho de dois casos confirmados de Covid19. Ambos eram suspeitos de infecção pela variante delta. As amostras foram coletadas no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Pará para realização do sequenciamento genômico.

Leia mais:

“Tratam-se de dois pacientes procedentes de uma cidade na Flórida, nos Estados Unidos, tendo também passagem em aeroporto da cidade de São Paulo, no qual fez escala aérea, e chegaram em Belém no dia 18 de julho de 2021″, afirma o IEC.

Os dois pacientes não estavam vacinados, de acordo com a Secretaria de Saúde de Belém.

Um dos pacientes foi internado no dia 27, quando foi notificado o caso à Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) de Belém e iniciada a investigação.

Segundo o IEC, o outro paciente se encontra em isolamento domiciliar e apresenta quadro leve de saúde.

Ainda de acordo com nota técnica, a variante tem provocado aumento de casos de Covid-19 em diversos países no mundo, após emergência na Índia e classificação pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como sendo uma variante de preocupação, por ter maior transmissibilidade.

“O IEC reforça as medidas ainda necessárias de adesão à vacinação, assim como às medidas de proteção, como o uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos”, afirma nota.

 

A Sespa disse que está monitorando o cenário epidemiológico, reforça a importância da vacinação e do uso de máscara.

Estrangeiros com Covid-19 em Belém

 

Duas pessoas com Covid-19, que chegaram dos Estados Unidos a Belém, fizeram exames para identificar se houve a possível contaminação pela variante delta do novo coronavírus.

Um dos pacientes é norte-americano e foi internado em um hospital particular da capital. Ele começou a apresentar sintomas da Covid-19 quatro dias depois de chegar de viagem. O caso evoluiu e precisou de internação.

Já esposa dele apresentou sintomas leves e foi orientada a permanecer em isolamento. Os dois tiveram contato com outras pessoas no Pará.

Os casos foram identificados no dia 27 de julho. Dois dias depois, o G1 havia solicitado informações sobre casos suspeitos da nova variante, mas a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) havia dito que não tinha registros de casos suspeitos nem de confirmados.

O diretor de vigilância à saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), em Belém, Cláudio Salgado, informou que as duas pessoas não tomaram a vacina contra a Covid-19.

(Fonte: G1)

Comentários

Mais

Anvisa pede inclusão de eventos adversos na bula da vacina da Janssen

Anvisa pede inclusão de eventos adversos na bula da vacina da Janssen

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) requereu à farmacêutica estadunidense Janssen e a sua representante no Brasil Cilag a…
Vídeo omite ações de governos anteriores para exaltar obras de Bolsonaro na Transamazônica

Vídeo omite ações de governos anteriores para exaltar obras de Bolsonaro na Transamazônica

Enganoso UOL Poder360 Correio do Estado A Gazeta (ES) Folha GZH CORREIO (BA) BandNews FM EstadãoVídeo engana ao indicar que…
Luiza Trajano entra na lista de 100 pessoas mais influentes da Time

Luiza Trajano entra na lista de 100 pessoas mais influentes da Time

A presidente do conselho de administração da rede varejista Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, entrou para a lista das 100…
Produtores celebram safra e doam melancias à merenda escolar

Produtores celebram safra e doam melancias à merenda escolar

A Associação de Hortifrutigranjeiros, Pescadores e Ribeirinhos de Marabá, localizada na comunidade Boa Esperança, distante 15 quilômetros, próximo à região…
MEC autoriza escolas a usarem verbas do PDDE para aulas presenciais

MEC autoriza escolas a usarem verbas do PDDE para aulas presenciais

Uma resolução do Ministério da Educação publicada no Diário Oficial da União de hoje (17) autoriza os gestores das escolas públicas de educação básica…
Fiocruz avalia efetividade da CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer

Fiocruz avalia efetividade da CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com dados colhidos entre 17 de janeiro e 19 de julho reforçou que…