Correio de Carajás

Pará beneficia mais de 25 mil agricultores com crédito em 2025

O Governo do Estado do Pará, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Pará), beneficiou mais de 25 mil agricultores familiares nos primeiros sete meses de 2025 com a liberação de R$ 21,9 milhões em linhas de crédito como o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronampe), Programa Mais Alimentos, entre outras políticas públicas. Os dados são do Sistema de Acompanhamento das Atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Sisater-Pará).

Os atendimentos alcançaram agricultores familiares, não-familiares, assentados, indígenas e quilombolas, em diversas cadeias produtivas como cacau, açaí, mandioca, hortaliças, criação de animais e sistemas agroflorestais, além de apoio à regularização ambiental e produtiva.

Histórias que transformam vidas – Suely Guedes, avicultora e produtora de açaí em Portel, no Marajó, é uma das beneficiadas. “Eu e minha família somos vinte e sete mulheres ativas, que estamos realizando nossos sonhos através das orientações recebidas por técnicos e engenheiros da Emater aqui em Portel”, celebrou. A parceria com a Emater permitiu a construção de um aviário com capacidade para 500 frangos e melhorias no manejo de açaí em região de várzea.

Leia mais:

“Minhas finanças aumentaram em 50% e estão me proporcionando realizar um sonho de construir um barco com meu filho, para levar os produtos de nossa agricultura familiar até as cidades. Além disso, estamos construindo uma cozinha semi-industrial, para que as mulheres da nossa comunidade possam trabalhar e melhorar a nossa qualidade de vida”, concluiu Suely.

Em Breves, Josilane Mapuá foi beneficiada com crédito do Pronaf Floresta. “Fomos beneficiados com esse projeto para o manejo de açaizal e melhorou muito a nossa produção. Pela Emater, também receberemos o fomento produtivo para criação de galinhas. Trabalhamos também com óleo de andiroba e em agosto iniciaremos a produção de peixes, com um viveiro que será instalado aqui”, contou.

Valorização da agricultura familiar – Com quase 60 anos de história, a Emater-Pará atua para levar conhecimento, capacitação e acesso a políticas públicas ao pequeno produtor. “A Emater atua dentro do campo para levar essas melhorias ao agricultor familiar, mostrando que o Estado leva o desenvolvimento no campo, para que isso se converta na melhoria no trabalho, na produtividade, transformando vidas por todo o Pará e valorizando o alimento de qualidade que chega até às nossas mesas diariamente”, destacou o presidente da Emater, Joniel Abreu.

“A função do Governo do Pará, por meio da Emater, é valorizar cada vez mais as famílias agricultoras, que buscam autonomia financeira e movimentam toda a economia do nosso estado”, completou.

Josilane reforça o papel da assistência técnica. “A Emater nos ajuda tanto no aprendizado através das capacitações como a ter acesso a financiamentos. O escritório da Emater de Breves está trabalhando com cinquenta famílias para o manejo do açaí e vai trazer as capacitações. Vai melhorar ainda mais com a criação de peixes, que também irá nos ajudar com a alimentação e a renda familiar”, finalizou.

(Agência Pará)