Correio de Carajás

Pará amplia a qualificação feminina do Capacita COP30

O objetivo da formação é fortalecer pequenos negócios e ampliar as oportunidades de geração de renda

O Governo do Pará, por meio do Programa Capacita COP30, segue com inscrições abertas para o curso gratuitos de Inglês que também inclui módulos de qualificação em Gestão Financeira e Empreendedorismo Digital. A iniciativa é realizada em parceria com a Cielo, por meio do projeto Impulsiona Cielo Amazônia, e tem como público prioritário mulheres empreendedoras e trabalhadoras do comércio, com atenção especial para negras e indígenas. As inscrições estão disponíveis no site capacitacop30.pa.gov.br.

O objetivo da formação é fortalecer pequenos negócios e ampliar as oportunidades de geração de renda. “Ao investir na formação de mulheres empreendedoras, estamos fortalecendo não apenas negócios, mas comunidades inteiras. A COP30 é um marco que exige preparo e responsabilidade, e nosso compromisso é garantir que essas mulheres estejam na linha de frente, movimentando a economia local e deixando um legado de inclusão e desenvolvimento para o Pará”, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará (Sectet), Victor Dias.

Para a líder de Gente, Gestão e Performance da Cielo, Angélica Campos, a iniciativa vai muito além da qualificação: é uma aposta no futuro da região. “Estamos felizes em unir forças com o Governo do Estado do Pará para promover o Impulsiona Cielo Amazônia dentro do Capacita COP30. Quando investimos em mulheres empreendedoras e fortalecemos a economia local, estamos não apenas criando oportunidades, mas construindo um legado de desenvolvimento inclusivo, sustentável e transformador para toda a Amazônia. Esse é o nosso compromisso: apoiar quem sonha e transformar sonhos em realidade”, destacou.

Leia mais:

A empreendedora Ana Cardoso, da Ilha do Combu, já participou de outros cursos ofertados pelo Programa Capacita COP30 e agora se inscreveu no curso de inglês. Para ela, a qualificação representa um passo essencial em sua caminhada como empreendedora local. “Tenho certeza de que esse curso vai acrescentar muito na minha vida profissional, porque vai me ajudar a organizar melhor meu negócio e abrir novas portas para crescer. Vejo também como uma grande oportunidade de mostrar o trabalho que realizo na Ilha do Combu e me qualificar para a demanda que a COP trará. É uma chance que todas nós precisamos aproveitar” destacou.

Desde sua criação, o Capacita COP30 já alcançou mais de 25 mil certificações em cursos nas áreas de turismo, gastronomia, infraestrutura e segurança. Com a parceria com a Cielo, o programa amplia sua atuação para o comércio e o empreendedorismo feminino, reforçando seu papel estratégico de preparar a população para as oportunidades que a conferência climática da ONU trará ao Pará.