Um total de 3.700 militares do Exército, Marinha e Aeronáutica atuarão em 60 municípios paraenses no primeiro turno das Eleições 2018, que ocorrerá no próximo domingo (7). Esta será a primeira vez em que as Forças Armadas farão um trabalho integrado durante um pleito eleitoral no Pará. Para isso, as três instituições formaram o Comando Conjunto Norte, a pedido do Ministério da Defesa, atendendo a uma solicitação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para ajustar os últimos detalhes da operação, representantes que estão no comando das tropas militares se reuniram na tarde de ontem (1º) na sede do Comando Militar do Norte (CMN), do Exército Brasileiro, em Belém.
O general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, Comandante Militar do Norte e responsável pelo Comando Conjunto Norte das Forças Armadas nas Eleições 2018, explicou ainda que os trabalhos ocorrerão em integração com os órgãos de segurança pública e em colaboração com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), tendo ligação direta com os juízes eleitorais, para reforçar a segurança durante a votação e apuração do primeiro turno, bem como garantir a logística e livre acesso aos locais de votação.
Leia mais:“A partir de amanhã já teremos tropas se deslocando. Há municípios muito distantes, com logística complicada. O objetivo é garantir ao povo brasileiro o direito ao voto e coibir crimes eleitorais nas cercanias dos locais de votação, junto com a Polícia Militar, a Justiça Eleitoral, proporcionando a segurança desejada a esse pleito tão importante para o Brasil”, ressaltou o general do Exército.
LOGÍSTICA
O maior efetivo de militares na operação conjunta será do Exército. Ao todo, cerca de 3.200 militares da Força serão deslocados para as cidades paraenses, conforme pontuou o Comandante da 8ª Região Militar, Anísio David de Oliveira Júnior, que está à frente do comando das tropas do Exército. Dentre os municípios estão cidades como Paragominas, Marabá, Itaituba, Oriximiná, entre outras.
O Brigadeiro Ricardo José Freire de Campos está no comando das tropas da Força Aérea e destacou que o trabalho das tropas será responder a qualquer solicitação do Comando Conjunto. “Há locais que não se chega nem de barco nem estrada, onde só a Força Aérea tem condições de chegar. Temos várias demandas difíceis, mas estamos trabalhando para cumprir o objetivo que é às 7h da manhã do dia 7 esteja tudo pronto para que a votação transcorra da melhor maneira possível”, reforça.
DIVISÃO DAS TROPAS
Foi dividido que o Exército atuará em 51 municípios paraenses, a Marinha do Brasil em 6 e a Força Aérea Brasileira em 3. Tropas do Exército já começam a se deslocar para algumas localidades do Estado a partir de hoje (2).
(Fonte:Diário do Pará)