Correio de Carajás

Papa fará no domingo de Páscoa a 1ª aparição pública após alta

Pontífice de 88 anos, que recebeu alta do hospital neste domingo (23) após 5 semanas no hospital, pronunciará a tradicional bênção "urbi et orbi" na Praça de São Pedro.

Antes de deixar hospital, Papa Francisco apareceu na janela para falar com fiéis — Foto: Reprodução/GloboNews

O papa Francisco já tem data para fazer sua primeira aparição pública após sua saída do hospital: será no domingo de Páscoa, dia 20 de abril, anunciou o Vaticano.

O pontífice de 88 anos, que teve alta neste domingo (23) após cinco semanas de internação por causa de uma pneumonia, pronunciará a tradicional bênção “urbi et orbi” na praça de São Pedro.

No comunicado, a Santa Sé confirmou o calendário das celebrações litúrgicas para a Semana Santa, como a Via-Crucis no Coliseu de Roma, mas não revelou quem presidirá os atos. Francisco pode delegar a celebração de missas e cerimônias a cardeais e outros sacerdotes da Igreja.

Leia mais:

O serviço de imprensa do Vaticano também afirmou que a presença do papa durante a Semana Santa será decidida de acordo com a evolução de sua saúde “nas próximas semanas” e manteve a data de canonização do beato italiano Carlo Acutis (1991-2006) para 27 de abril, sem confirmar se o papa participará da cerimônia.

Após cinco semanas de hospitalização em Roma, Francisco retornou no domingo ao Vaticano, onde continua sua recuperação de pelo menos dois meses, com terapias de reeducação motora e respiratória, e sem atividades públicas.

A saúde frágil do pontífice, que foi visto debilitado e com voz trêmula ao sair do hospital Gemelli, provocou dúvidas entre os fiéis sobre sua presença nos atos da Páscoa, a festa mais importante do ano para os católicos.

Esta semana, em entrevista a um jornal italiano, o chefe da equipe médica que cuidou do papa revelou que ele esteve à beira da morte em duas ocasiões e que a interrupção do tratamento chegou a ser considerada.

(Fonte:G1)