Correio de Carajás

Palmeiras e Botafogo fazem final antecipada

A partida desta terça-feira tem muita coisa em jogo. Podem ter reflexos até mesmo na final da Libertadores no dia 30. Vai ser teste para cardíaco!

Palmeiras e Botafogo duelam até o fim pelo título do Brasileirão: que vença o melhor!/Vitor Silva/Botafogo

Nesta terça-feira (26) às 21h30, no Allianz Parque, o Palmeiras recebe o Botafogo em confronto direto pelo título do Brasileirão. A partida é a 36ª das equipes na maior competição de futebol do País, mas é considerada uma final antecipada e, por isso, tem muita coisa em jogo.

Uma vitória para qualquer um dos lados pode praticamente definir quem será o campeão de 2024, faltando ainda duas rodadas para o fim. Mais do que isso: o resultado da noite desta terça pode ter reflexos na final da Libertadores, que será dia 30.

O Botafogo, tido e havido como o time de melhor futebol do País em 2024, chega nessa reta final de temporada sob a desconfiança de grande parte da mídia e da própria torcida. A equipe de General Severiano vinha fazendo atuações soberbas, chegou merecidamente à final da Libertadores e assumiu a liderança do Brasileirão na 16ª rodada. Mas os últimos três resultados puxaram o Palmeiras para a ponta da tabela.

Leia mais:

Enquanto o Botafogo conquistou apenas 3 pontos em 9 disputados, o Palmeiras gabaritou: 9 pontos em 9. Ou seja, o Verdão agora é quem ocupa o lugar mais alto da tábua de classificação.

Glorioso e Palmeiras estão empatados em pontos (70), mas os paulistas levam vantagem no número de vitórias (21 a 20) e, por isso, assumiu a ponta.

Aliás, pelos lados do Palmeiras, quando os comandados de Abel Ferreira foram eliminados das Copas (do Brasil e Libertadores), o foco foi todo direcionado ao Brasileirão. O time agora tem chances reais de se tornar tricampeão, feito obtido apenas pelo São Paulo na era dos pontos corridos (2006, 2007 e 2008).

Reflexos na Argentina

Caso o Botafogo vença o Palmeiras em pleno Allianz, viajará com moral para Buenos Aires, onde disputa a final da Libertadores contra o Atlético-MG. Mas em caso de derrota, o clube carioca precisa ter muita força mental para não levar os fantasmas do ano passado na bagagem.

Enquanto isso, o Galo Mineiro esfrega as mãos, torcendo para encarar um Botafogo abatido e salvar o ano na única chance de título que lh resta no ano, e que título! Os próximos dias dirão se o Botafogo venceu os traumas de 2023 ou se a carruagem mais uma vez virou abóbora.

(Chagas Filho)