Comemorado em 11 de agosto, o Dia do Advogado terá uma programação especial em Marabá a partir da próxima quarta-feira (8). A agenda dos profissionais do Direito será preenchida com palestras que visam atualizar a categoria, com a presença de especialistas dos mais variados temas. As palestras serão realizadas no período de 8 a 10, no Carajás Centro de Convenções “Leonildo Borges Rocha”. No dia 11, o encerramento será com uma grande confraternização na área de lazer da sede da Subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A informação foi repassada por Haroldo Gaia, presidente da Subseção OAB/Marabá. Acompanhado do colega – e irmão – Ismael Gaia, Haroldo observa que uma das preocupações da OAB é manter seus associados sempre atualizados. Daí a importância de promover um evento grandioso como este.
A palestra que abre a Semana da Advocacia da OAB Subseção Marabá –será proferida por Toni Cunha, delegado de Polícia Federal (licenciado para assumir o cargo de vice-prefeito de Marabá). Ele trabalhará o tema: “A Operação Lava Jato e a Reforma Política”.
Leia mais:A segunda palestra, também no dia 8, fica por conta de Jarbas Vasconcelos, presidente nacional da Comissão de Prerrogativas da OAB, que vai falar sobre “A Reforma Trabalhista e seus Aspectos Socioeconômicos”.
O terceiro assunto tratado, ainda no dia 8, será “O Direito Penal na Atualidade e o Sistema Prisional no Século XXI”, com Rogério Greco, procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.
Já no dia 9, o advogado Carlito Lobo falará sobre “A Crise Migratória no Mundo”. Em seguida, Magda Abou el Hosn, conselheira estadual da OAB/PA, vai tratar de um tema que tem crescido bastante no mundo jurídico do País: “Alienação Parental, os Reflexos nos Filhos do Divórcio”. Fechando a programação do dia 9, Jeferson Bacelar, conselheiro federal suplente da OAB versará sobre a “Hermenêutica Crítica como Ferramenta da Advocacia do Futuro”.
A programação do dia 10 terá quatro palestrantes. O primeiro deles é Osvaldo Serrão, conselheiro federal da OAB, que vai tratar da “Formação Técnica do Advogado Criminalista”; em seguida Robério Abdon D’oliveira, diretor tesoureiro da OAB/PA, falará sobre “A Evolução do Processo Eleitoral Brasileiro Através do Financiamento de Campanha e da Propaganda Eleitoral, uma Abordagem Crítica”.
O terceiro palestrante da sexta-feira (10) será Antonio Savaris, juiz federal TRF-4, cujo tema abordado serão “Questões Previdenciárias e Jurisprudência Controvertida”; e fechando o ciclo de palestras, Elias Assad, presidente nacional da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim) abordará o seguinte tema: “Respeitem a Advocacia – Devolvam o nosso Juiz Imparcial.”
Vale ressaltar que o juiz e professor paraense Elder Lisboa Ferreira da Costa, do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), será alvo de uma homenagem da OAB. Ele estava convidado e havia confirmado presença para ser um dos palestrantes do evento, mas faleceu no dia 20, em São Paulo, onde estava em tratamento de câncer.
Grandes palestrantes
Haroldo Gaia explica que desde o ano de 2013 surgiu a preocupação de promover não apenas atividades recreativas para marcar o Dia do Advogado em Marabá, mas proporcionar também atividades que possam manter o profissional cada vez mais atualizado, com palestrantes de Marabá e também de fora.
“Entre os destaques da programação que começa no dia 8 está a vinda de três expoentes do Direito que nunca tinham pisado no interior do Pará: Elias Assad, presidente da Abracrim, considerado um dos maiores nomes do direito criminal; Rogério Greco, uma das maiores mentes do direito penal brasileiro, autor de livros estudados em todas as universidades do País; e Antonio Savaris, que estava fazendo uma palestra na Alemanha quando foi contatado pela OAB Marabá e aceitou o convite de vir palestrar no evento”, diz Haroldo Gaia. “O Savaris, por exemplo, é uma sumidade em Direito Previdenciário”, qualifica. (Chagas Filho)