José Neném Rodrigues Ferreira, paciente do tratamento de hemodiálise na rede pública de saúde de Parauapebas, procurou a o Correio de Carajás para denunciar as condições que ele e demais pacientes têm enfrentado desde que o veículo que faz o transporte para a realização do tratamento quebrou. O homem relatou espera de quase uma hora em locais sem espaço para sentar ou se proteger do sol, uma situação que já se prolonga há mais de duas semanas.
Segundo José Rodrigues, desde que a van precisou ser levada para a manutenção, em Belém, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) disponibilizou outro veículo, mas este não atende a todos devido ao tamanho. De tal forma, os 16 pacientes de hemodiálise precisam aguardar cerca de uma hora para serem levados de volta para casa.
O homem – que já realiza o tratamento em Parauapebas há seis anos – relatou que os locais onde os pacientes tem que aguardar são inadequados. “A gente se sente mal. É no meio do sol quente, não tem nem um banco pra sentar”, declarou.
Leia mais:As sessões de hemodiálise são realizadas quatro vezes na semana e os pacientes vêm de diversas partes do município, como Rio Verde, Nova Vida, Parque das Nações, Betânia e também Palmares I e II.
Eles apelam à Prefeitura Municipal que disponibilize mais um veículo para atender à demanda atual, o que garantiria a eles um tratamento digno.
Em resposta, a SEMSA emitiu nota afirmando que o veículo antigo, um Chevrolet Spin de sete lugares, estará disponível na próxima quinta-feira (2). Além disso, afirmou que os atendimentos continuaram sendo prestados. No entanto, não explicou as condições denunciadas pelos pacientes.
Leia a nota na íntegra:
“A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) informa que o veículo Spin de sete lugares está em manutenção para troca de peça, como a peça em questão não tem no município ela foi adquirida na capital Belém. O veículo estará novamente em circulação na próxima quinta-feira, 02. A SEMSA ressalta que os atendimentos não foram paralisados e que todos os atendimentos de transporte para passageiros que realizam Hemodiálise são rigorosamente prestados de segunda a sexta-feira, incluindo busca na Zona Rural do Município.”
(Clein Ferreira)