Correio de Carajás

Paciente é internado em Belém com suspeita de variante delta

Pará investiga casos suspeitos da variante delta do coronavírus. — Foto: Jose Fernando Ogura/AEN

VINDO DOS EUA

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Ele e a esposa apresentaram sintomas da doença, mas somente ele precisou ser internado. Os dois tiveram contato com outras pessoas. Amostras estão sendo analisadas.

Duas pessoas com Covid-19, que chegaram dos Estados Unidos a Belém, realizaram exames para identificar se houve a possível contaminação pela variante delta do novo coronavírus.

Um dos pacientes está internado em um hospital particular da capital. Ele começou a apresentar sintomas da Covid-19 quatro dias depois de chegar de viagem. O caso evoluiu e precisou de internação.

Os casos foram identificados no dia 27 de julho. Dois dias depois, o G1 havia solicitado informações sobre casos suspeitos da nova variante, mas a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) havia dito que não tinha registros de casos suspeitos nem de confirmados.

Nesta sexta, a secretaria informou que foi feita coleta de exames e encaminhada a laboratório específico, que realiza o sequenciamento genético. O resultado ainda é esperado.

O diretor de vigilância à saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), em Belém, Cláudio Salgado, informou que as duas pessoas não tomaram a vacina contra a Covid-19. Os dois pacientes circularam e fizeram contato com outras pessoas.

“Fomos informados ainda no dia 27 de julho, à noite, que um paciente vindo dos EUA estava internado em hospital particular, com Covid. O hospital fez exames e imediatamente enviamos até o hospital uma equipe da Sesma, ainda na mesma noite, para coletar material e seguir com os exames necessários”, explica.

Ainda de acordo com Salgado, o processo de identificação tem duas frentes. Uma parte dos exames foi enviada para cientistas da Universidade Federal do Pará (UFPA) e outra para o Laboratório Central, vinculado à Sespa, que encaminha as amostras para laboratório em outro estado.

“É importante sabermos se a variante é a delta, que hoje já circula muito nos EUA, e inclusive fez com que muitos estados voltassem a usar máscaras. Precisamos saber disso e esperando essa resposta”, afirmou.

Uma investigação foi iniciada a partir das pessoas que entraram em contato com o casal, desde quem estava no mesmo voo internacional e depois no voo nacional, de São Paulo a Belém. As informações foram solicitadas pela Sesma à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Navio

 

A Sesma também foi notificada sobre um navio, saído do Maranhão, que ancorou em Icoaraci com 26 tripulantes, entre elas pessoas com sintomas de Covid-19. Duas delas tiveram resultado de exame positivo para a variante sul africana do coronavírus, sendo um haitiano e um filipino.

“Você vê a importância de pegar o processo no início. No caso do paciente que chegou dos EUA, ele entrou por um aeroporto internacional em São Paulo, e se tivesse sido feito a testagem lá, poderia talvez ter identificado o caso ainda antes de ter em Belém, onde ainda não tem comunitária da variante”, explica Cláudio Salgado.

Ele diz ainda que, no caso do navio, a Sesma foi informada pelo comandante do navio sobre as pessoas possivelmente contaminadas. “Mandamos equipe para dentro do navio, coletamos material, e quatro estavam com Covid-19. Nesse caso conseguimos bloquear, a partir do momento que ainda estavam no navio”, afirmou. (Fonte:G1)

Comentários

Mais

Fiocruz entrega novo lote com 937 mil doses de vacinas contra covid-19

Fiocruz entrega novo lote com 937 mil doses de vacinas contra covid-19

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou, nesta segunda-feira (20), a entrega de um novo lote com 937 mil doses de…
4ª edição do Projeto Gastronomia do Amanhã ocorre esta semana em Marabá

4ª edição do Projeto Gastronomia do Amanhã ocorre esta semana em Marabá

De 20 a 24 de setembro, a 4ª edição do projeto Gastronomia do Amanhã estará em Marabá, sudeste do Estado.…
Em três dias de fiscalização, Sefa apreende cargas sem nota fiscal no valor de R$ 773 mil

Em três dias de fiscalização, Sefa apreende cargas sem nota fiscal no valor de R$ 773 mil

Ações de fiscalização realizadas pelas equipes da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), em duas regiões do Estado, apreenderam mercadorias…
EUA reabrirão para viajantes estrangeiros vacinados, em novembro

EUA reabrirão para viajantes estrangeiros vacinados, em novembro

Os Estados Unidos vão permitir, no início de novembro, a entrada de passageiros aéreos vindos de Brasil, China, Índia, Reino…
Meteorologia alerta para riscos da seca em seis estados e no DF

Meteorologia alerta para riscos da seca em seis estados e no DF

A dois dias do fim do inverno e do início oficial da primavera que, no hemisfério sul, começa nesta quarta-feira…
Pará recebe nesta segunda-feira (20) mais 87.250 mil doses de vacina contra a Covid-19

Pará recebe nesta segunda-feira (20) mais 87.250 mil doses de vacina contra a Covid-19

O Pará recebeu na manhã dessa segunda-feira (20) a 85a remessa de vacinas contra a Covid-19 enviada pelo Ministério da…