A mãe de uma adolescente, de 15 anos, diagnosticada com diabetes tipo 1 e neuropatia diabética, denunciou a Prefeitura de Marabá junto ao Ministério Público do Estado do Pará por conta da falta de lancetas e fitas utilizadas para aferir, diariamente, o nível de glicemia.
Segundo a denunciante, a filha possui cadastro na Secretaria Municipal de Saúde, onde faz a retirada do material. Contudo, foi informada que realmente o material está em falta na rede pública há aproximadamente um mês, sem previsão de disponibilidade.
O Correio de Carajás entrou em contato com a Secretaria de Comunicação de Marabá que informou em nota que “estamos em falta de fitas e lancetas para auto monitoramento de pacientes diabéticos, e esclarecemos que não se trata de falta de planejamento ou gestão por parte do município. Ocorre que por conta ainda da pandemia houve escassez de matéria prima e insumos ativos o que dificultou o abastecimento dos estoques. Ressaltamos que estamos aguardando a empresa que ganhou processo licitatório realizar o abastecimento previsto para 15 dias”. (Da Redação)
Leia mais: