A obra de reconstrução da PA 150, no sudeste do Pará, que completou dia 20 de novembro um mês do início dos trabalhos entrou na fase de reconstrução do sistema de drenagem de trechos críticos na rodovia para evitar alagamentos em áreas de rios e igarapés. Segundo o titular da Setran, Pádua Andrade, a obra passa por um dos momentos na execução cuja a técnica, perícia e executabilidade são fundamentais.
“Com a constatação no local do nível do lençol freático um tanto alto, foi necessária a implantação de uma instalação de drenos profundos executados sob a forma de trincheiras e colchão de britas, bags e mantas geotêxteis, evitando assim a precipitação da água que comprometeria a estrutura e estabilidade de todo pavimento. Soluções como esta demonstram o compromisso do governo do Pará com a garantia de entrega de um produto final de excelente qualidade”, detalhou o secretário.
A obra que prevê a reconstrução de 65 Km de rodovia e demais serviços de conservação e manutenção em outros 99 Km, que vão receber obras de conservação e manutenção com serviços de tapa-buraco, roçagem e recomposição asfáltica. A extensão total é de Marabá a Goianésia do Pará que tem 165 Km.
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Os trabalhos executados em 30 dias contabilizam 6 Km de fresagem do pavimento com aplicação de capa asfáltica, reconstrução de pavimento em 3,20 Km; tapa-buraco em 10 Km da rodovia e roçagem mecanizada em 15 Km.
A PA-150 é uma importante rodovia do Pará que liga a região metropolitana de Belém a diversas localidades, sempre teve grandes problemas com o desgaste prematuro de seu pavimento por causa do grande fluxo de veículos que passam pela estrada, principalmente de caminhões que escoam a produção. A conclusão dos trabalhos está prevista para abril de 2020. (Da Redação)