Correio de Carajás

Oscar: Martin Scorsese se torna diretor vivo com mais indicações ao prêmio

Com sua décima nomeação, o cineasta superou Steven Spielberg

Diretor Martin Scorsese durante pré-estreia de "Assassinos da Lua das Flores" em Los Angeles 16/10/2023 REUTERS/Mario Anzuoni

Nesta terça-feira (23) saiu a lista completa com as indicações para a 96ª cerimônia do Oscar, que acontece em 10 de março. Com sua décima nomeação, Martin Scorsese se tornou o diretor vivo com maior número de indicações ao prêmio, superando a posição de Steven Spielberg, que foi indicado nove vezes.

Aos 81 anos, o diretor concorre ao prêmio de Melhor Direção com seu novo filme “Assassinos da Lua das Flores” ao lado de “Anatomia de uma Queda” de Justine Triet, “Oppenheimer” de Christopher Nolan, “Pobres Criaturas” de Yorgos Lanthimos e “Zona de Interesse” de Jonathan Glazer.

Apesar de inúmeras indicações, Scorsese só venceu a categoria uma vez em 2006, com “Os Infiltrados”.

Leia mais:

Por outro lado, vale dizer que sua primeira nomeação aconteceu em 1981, com “Touro Indomável”. Segundo a The Hollywood Reporter, Spielberg ainda está à frente de Scorsese nesse aspecto, tendo vencido a categoria duas vezes em “A Lista de Schindler”, de 1994, e em “O Resgate do Soldado Ryan”, de 1999.

A premiação celebra e reconhece os melhores profissionais da indústria cinematográfica e filmes do ano anterior ao da cerimônia e acontece no Teatro Dolby, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A lista completa de indicações você confere aqui.

(Fonte: CNN Brasil)