📅 Publicado em 28/08/2025 15h16✏️ Atualizado em 28/08/2025 15h17
O tradicional Orla Folia volta a tomar conta da Orla Sebastião Miranda, em Marabá, nos dias 12 e 13 de setembro, encerrando em grande estilo a programação do veraneio na cidade. O evento, que já faz parte da identidade cultural do município, chega à sua 8ª edição com novidades, atrações musicais e uma campanha educativa.
Organizado pela Liga Carnavalesca de Marabá (Licam), o carnaval fora de época é considerado um dos eventos mais esperados do calendário festivo da região, como destaca Wilson Teixeira, produtor cultural do evento. “Já é uma tradição. Ao longo desses anos, a festa se consolidou como um espaço de cultura, turismo e geração de renda para o município”, explica.
Com início previsto para as 20h30 e término às 2h30, Wilson enfatiza que os horários estabelecidos pela legislação municipal serão respeitados. O percurso já é conhecido pelos foliões: o trio elétrico vai da Casa Bandeira até as proximidades do Manduquinha, à beira da orla.
Leia mais:Na sexta-feira (12), a atração principal será a banda Miserê, acompanhada por grupos de pagode e DJs. Já no sábado (13), o destaque será o cantor Nego Louro, que também contará com participações de DJs locais.
Segundo Wilsão, a expectativa de público é alta, já que a festa costuma atrair participantes de cidades vizinhas. “Nossa média sempre foi entre 10 e 15 mil pessoas, e esse é o público que esperamos para este ano”, pondera.

CAMPANHA SOCIAL E EDUCATIVA
Em 2025, a micareta traz uma novidade: a troca do abadá por um kit escolar. “O evento vem inovando. Vamos trocar o abadá por um kit de material escolar, com caderno e caixa de lápis”, explica. Segundo o produtor, é uma forma de contemplar a comunidade e inserir a educação na festa. A iniciativa também busca estimular a responsabilidade social, valorizando a educação infantil e fortalecendo o vínculo entre cultura e cidadania.
A troca dos abadás pode ser realizada no Bruno Gelo Quente e na residência de Wilson, localizada na Travessa São Félix, 154, na Velha Marabá.
Em relação à segurança, ele ressalta que o evento contará com o apoio das Polícias Civil e Militar, além da Guarda Municipal. O bloco também tem o patrocínio de vereadores, deputados e da prefeitura.
Em sua fala, ele ainda reforçou as medidas de segurança, frisando que não será permitido o uso de garrafas de vidro. “Todos são incentivados a respeitar o meio ambiente, as mulheres e a diversidade”.
IMPACTO CULTURAL E ECONÔMICO
O evento revela mais do que uma festa, ele também movimenta a economia local. De acordo com o produtor, são mais de 100 ambulantes beneficiados diretamente, além de hotéis, bares e restaurantes. A confecção dos abadás também é feita em Marabá, garantindo renda para costureiras e pequenos empreendedores.
Consolidado no município, o evento busca encerrar o veraneio de maneira leve e responsável, proporcionando diversão e cuidado aos brincantes. Realizado anualmente em julho, o sucesso ganha nova data e promete entregar um grande evento em clima de alegria e segurança.