Para o segundo turno das eleições, marcado para este domingo, 30, os órgãos de segurança pública de Marabá montaram um protocolo de ações integradas para garantir a ordem em Marabá. Na manhã desta sexta-feira, 28, uma reunião entre a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e o Ministério Público do Pará definiu os últimos ajustes para o dia da eleição.
Ao Correio de Carajás, Jair Barata, que responde pela SMSI, afirmou que dentre as ações de segurança, estão inclusas as fiscalizações do transporte público que será gratuito no domingo. “Estaremos com fiscais do transporte à paisana verificando a questão dos coletivos para que não haja nenhum tipo de aliciamento. Os motoristas, por exemplo, não podem estar com nenhum tipo de roupa que possa denotar apoio a um candidato. Também não será permitida nenhuma abordagem dentro do ônibus em relação a candidato. Todos os ônibus que serão utilizados no domingo estarão com identificação da Justiça Eleitoral”, fala.
Seguindo as mesmas diretrizes empregadas durante o primeiro turno no município, Jair explica que a Guarda Municipal estará com várias viaturas nas escolas, assim como a Polícia Militar.
Leia mais:“Nossos agentes de trânsito também estarão nas ruas fazendo o trabalhando de fiscalização e sinalização. E após as eleições vamos continuar com a nossa equipe a noite pela cidade, evitando qualquer abuso, como interdição de vias e excesso de alcoolemia. Estaremos com bafômetro”.
Com uma equipe de aproximadamente 80 agentes, o Departamento Municipal de Trânsito Urbano irá atuar diretamente com a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Federal.
POLÍCIA CIVIL
Segundo o superintendente da Polícia Civil, Vinícius Cardoso, as equipes estarão completas durante todo o final de semana, com o intuito de inibir as ocorrências de crimes eleitorais. “Estaremos com delegado, escrivão e investigador que irão atuar desde o sábado. E, vale lembrar, a partir da meia noite de sábado para domingo é proibido comercializar ou ceder bebida alcóolica, bem como o funcionamento de bares, casas noturnas e eventos festivos até as 18 horas de domingo”, explica, o delegado referindo-se a Lei Seca.
Vinicius ressalta que a equipe da PC estará em campo fiscalizando e reprimindo crimes de natureza eleitoral, principalmente boca de urna, transporte de eleitores e corrupção eleitoral. (Ana Mangas)