Correio de Carajás

Operação Verão Seguro é lançada em Marabá com reforço das forças de segurança

Operação lançada nesta sexta (4) para reforçar a segurança nas praias/Fotos: Evangelista Rocha

A Operação Verão Seguro 2025 foi oficialmente lançada na manhã desta sexta-feira (4), no encontro dos rios Itacaiunas e Tocantins, no núcleo Marabá Pioneira. A ação, coordenada pelo Governo do Estado, visa garantir a segurança de moradores e turistas durante todo o mês de julho. Com reforço no efetivo policial, atuação integrada entre os órgãos e atenção especial aos balneários, o objetivo é assegurar um veraneio tranquilo nas principais cidades da região.

Ao CORREIO, o comandante do Comando de Policiamento Regional II (CPR II), coronel Gledson Santos, explicou que sete dos 12 municípios da área de abrangência receberão reforço. Marabá, Itupiranga, São Geraldo do Araguaia e Palestina do Pará terão atenção especial por sediarem eventos com atrações nacionais. “Em Marabá, nos eventos com atrações nacionais, estamos prevendo uma média de 60 policiais por noite. E durante os finais de semana sem eventos, o reforço será de cerca de 35 policiais”, detalhou. Além disso, ele revelou que 20 policiais vindos de Belém reforçarão a operação a cada fim de semana.

O comandante do CPR II afirmou que a PM terá reforço para garantir a segurança de todos

Presente no evento, o secretário Regional de Governo, João Chamon Neto, reforçou o empenho do Estado na promoção da segurança pública. “Como todos os anos, é um prazer participar desse evento. Nós somos uma região banhada por rios, e por essa razão as equipes de segurança pública têm a responsabilidade de proteger o cidadão”, afirmou João Chamon.

Leia mais:
O secretário João Chamon passou as diretrizes do Estado aos membros da equipe

Durante seu discurso, o secretário lamentou a ausência de representantes da segurança pública do município, os quais foram convidados.

Representando a 10ª RISP da Polícia Civil, a delegada Eliene Lima reforçou a importância do trabalho integrado entre as instituições. “A Polícia Civil também estará com reforço na Seccional Urbana de Marabá, que certamente será a unidade que vai absorver a maior demanda. Isso permite que a Polícia Militar seja atendida com mais agilidade e volte rapidamente às ruas”, explicou Eliene. A delegada agradeceu a participação das forças integradas e garantiu que cada um dará o seu melhor para um mês tranquilo e, acima de tudo, seguro.

Delegada Eliene Lima: “A Polícia Civil também estará com reforço na Seccional Urbana de Marabá”

Prevenção balneária

Em entrevista, o tenente-coronel BM Felipe Galúcio, comandante do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM), destacou o planejamento e o reforço nas ações de prevenção aquática nas praias. “O Corpo de Bombeiros Militar tem, todos os anos, a prerrogativa da prevenção balneária. Este ano, tivemos um reforço para cobrir a Praia do Tucunaré e também outras praias da região com uma cobertura ampliada, devido às atividades que vão acontecer este ano e que não ocorreram no verão passado”, comentou.

Força-tarefa busca garantir um veraneio tranquilo para todos.

Segundo ele, o aumento no número de ações e programações na cidade exige uma atenção maior. “Esse movimento maior de turistas e banhistas amplia, naturalmente, a necessidade de cobertura balneária. Planejamos com antecedência, realizamos treinamentos específicos e delimitamos áreas seguras para banho nas praias, tudo para garantir mais segurança e tranquilidade aos banhistas”, pontuou Galúcio.

Galúcio informou ainda o efetivo previsto para atuar nas ações, que conta com a participação direta de 50 bombeiros militares e guarda-vidas ao longo de todo o mês. “Estão divididos entre a primeira e a segunda quinzena, cobrindo as praias da nossa regional”, finalizou.

Comandante do 5º GBM destacou a atuação dos bombeiros nas praias

A Operação Verão Seguro 2025 se estenderá por todo o mês de julho e contará com a atuação conjunta da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e demais órgãos estaduais. O objetivo é proporcionar à população e aos visitantes um verão seguro, com lazer e proteção garantida em Marabá e cidades vizinhas.

(Reportagem: Milla Andrade)