Correio de Carajás

Operação Verão 2023 é deflagrada com mais de 5 mil agentes em 92 localidades

niciativa conduzida pela Segup envolve todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública, para garantir tranquilidade e entretenimento no Pará

Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) deflagra, na próxima sexta-feira, 30, em mais de 90 localidades paraenses a “Operação Verão 2023”. Essa é a maior operação do ano, e envolve todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública, com o objetivo de reforçar a segurança, enfrentar a criminalidade, e garantir tranquilidade e entretenimento, nas principais praias e balneários do Pará.

O secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, destaca o objetivo de resguardar vidas. “O grande objetivo da Operação Verão, a maior da segurança pública do estado, seja no período em regulação ou no número do efetivo, é que a gente possa preservar vidas. Que a gente possa  resguardar a segurança das pessoas, desde a saída de casa, do trajeto ao balneário, quanto sua estadia no balneário aproveitando as férias escolares do nosso verão amazônico. E nós estamos com uma estrutura grande em 92 localidades que receberam esse reforço, onde a segurança pública estará atuando. Um dos diferenciais das ações esse ano, mais especificamente em Salinópolis, será a presença do Tribunal de Justiça que atuará junto à polícia civil na agilidade das ocorrências de pequeno porte”, Ressaltou Ualame Machado.

Ualame Machado destaca, ainda, o apoio dos órgãos municipais de segurança. “Contamos também com a parceria dos órgãos municipais em que possam nos auxiliar, para que possamos garantir que as pessoas vão e retornem para casa em segurança”, pontuou também o titular da Segup

Leia mais:

Mais de 5,6 mil agentes de segurança participam das ações, com reforço no policiamento local, atuando nas atividades integradas entre as forças, para coibir e inibir a criminalidade durante o período do verão paraense. As ações preventivas e ostensivas serão realizadas ao longo de cinco finais de semana consecutivos, iniciando na próxima sexta-feira, 30 de junho, e finalizando no dia 31 de julho.

Polícia Militar

Comandante geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, comenta as estratégias na condução do efetivo para cobrir todas as localidades, assim como manter o policiamento para os que ficam na Região Metropolitana do Estado.

“A distribuição do efetivo é feita para que todas as localidades possam estar com as guarnições abastecidas e fortalecidas, além do efetivo local. Nos atentamos ainda para o policiamento na Região Metropolitana, para que possamos cobrir com policiamento ostensivo e preventivo a todas as regiões, tanto da capital, quanto do interior”, disse o comandante Geral da Polícia Militar.

Polícia Civil

O delegado geral de Polícia Civil, Walter Rezende, também ressalta o reforço nas unidades policiais e a agilidade no atendimento no Centro de Comando em Salinas.

“Estamos reforçando todas as nossas unidades na Região Metropolitana para atender às pessoas que ficarão aqui e também no interior do estado que recebe um grande número de veranistas nessa época do ano. Em Salinas, estaremos com equipes completas para realizar qualquer ocorrência e além disso, aos finais de semana, faremos a emissão de carteiras de identidade no Centro Integrado de Comando e Controle, assim como o apoio em todas as regiões do estado”, afirmou Walter Resende, Delegado-geral de Polícia Civil.

Aparato da Segurança Pública

A Operação Verão 2023, conta ainda com mais de 400 viaturas, entre veículos de quatro rodas, motocicletas e ônibus, além do efetivo montado. A operação conta ainda com 4 aeronaves e 38 embarcações, além de unidades de resgate do Corpo de Bombeiros reunidos para dar maior segurança e efetividade nas ações que serão desenvolvidas nas praias e balneários do estado.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros, pontua a presença dos agentes em várias frentes de atuação durante a operação.

“Trabalhamos em dias frente de ações, tanto no meio aquático quanto na estrada com nossas equipes de resgate atuando com objetivo de atender a todos” disse o coronel Benjor.

A diretora geral do Detran, Renata Coelho, informou que durante todo o mês de julho o Detran estará em 27 municípios com 280 agentes de fiscalização e 60 de educação fiscalizando e orientando os condutores para evitar acidentes. “Nosso trabalho terá como foco o combate à alcoolemia e o excesso de velocidade que ainda são as principais causas de acidentes nas estradas. Além disso, nossas equipes de educação estarão nas principais rodovias alertando os veranistas sobre os fatores de risco”, informou a diretora.

A Polícia Científica do Estado também estará  atuando na operação com as equipes reforçadas nos principais balneários. “Estaremos realizando as perícias nas principais localidades para dar agilidade nas ocorrências, atendendo assim a necessidade da população que precise do nosso serviço, assim como para as forças de segurança elucidar de forma mais rápida as ocorrências”, falou o diretor da Polícia Científica do Estado.

Entre as localidades que vão receber o reforço na segurança preventiva e ostensiva estão os distritos de Outeiro e Mosqueiro (em Belém), os municípios de Vigia, Colares, Curuçá, Marapanim, Marudá, Crispim, Salinópolis, Conceição do Araguaia, Bragança, Soure, Salvaterra, Santarém, Tucuruí, Maracanã (Praia de Algodoal) e Barcarena, entre outras.

CICC Móvel – Esse ano a Vila de Ajuruteua, em Bragança, ganhará um reforço especial com a presença do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel da segurança, para garantir mais tranquilidade aos turistas que escolherem a região do salgado, nessa época do ano.

O distrito de Mosqueiro também vai contar com um posto de comando, instalado no ônibus cedido pela Guarda Municipal de Belém, de onde serão monitoradas as ações de segurança na ilha.

Salinópolis – Um dos locais mais procurados pelos veranistas paraenses, e também pelos turistas que costumam aproveitar as praias do município, contará com um Centro Integrado de Comando e Controle, montado na praia do Atalaia, próximo ao “atalho da Sofia”.

O Centro estará equipado com uma sala de monitoramento para monitorar e acompanhar a movimentação nas praias e na cidade, por meio das câmeras de videomonitoramento instaladas nos principais pontos da cidade.

A unidade integrada da Segup contará ainda com a presença do Tribunal de Justiça do Estado para análise de ocorrências de menor potencial ofensivo, registradas no CICC pela Polícia Civil, para que os registros tenham celeridade.

O ordenamento do fluxo de trânsito também estará sendo organizado pelas equipes da segup, com auxílio de  “bandeirolas” que deverão se estender por mais 3,5km na faixa de areia da praia, com o objetivo de dar maior fluidez ao trânsito, bem como, evitar acidentes e garantir maior segurança aos banhistas que trafegam pela praia do Atalaia.

Ações de prevenção também serão realizadas por meio da Diretoria de Políticas e Prevenção Social da Segup e Ouvidoria do Sistema de Segurança Pública em parceria com outros órgãos estaduais e municipais, para conscientização sobre crimes contra mulheres, crianças e adolescentes, perturbação do sossego alheio, uso de linhas com cerol, entre outras atividades.

Região Metropolitana de Belém  – Os belenenses que ficarem na Capital, durante esse período, também vão contar com o reforço na segurança, tanto nas rondas contínuas, quanto nas unidades policiais. A Polícia Militar estará com a Operação “Visibilidade”, em Belém e demais municípios da Região Metropolitana, com o reforço do policiamento em pontos estratégicos da cidade. Nos balneários os policiais darão apoio nas ações realizadas pelo Detran, além do monitoramento de inteligência para coibir o tráfico de drogas e outras ameaças à segurança pública.

(Agência Pará)