Representantes de órgãos de segurança pública apresentaram as estratégias de atuação integrada durante o veraneio no sudeste do estado, abrangendo os municípios de Marabá, Itupiranga, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia, Palestina do Pará, Piçarra e Rondon do Pará. A ação deste ano ocorre até o dia 5 de agosto.
A estratégia do Sistema de Segurança para a Operação Verão 2019 foi apresentado no Comando de Policiamento Regional II, em Marabá. Segundo o Comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar do Estado, o tenente-coronel Dayvid Sara, o efetivo será reforçado com 408 policiais vindos da capital.
De acordo com ele, o trabalho dos policiais será desenvolvido em três turnos: das 7 às 13 horas, das 13 às 22 horas e das 22 às 7 horas. Este esquema permitirá que o efetivo atue 24 horas por dia na orla da praia do Tucunaré. “Teremos um trailer, policiamento ostensivo e as viaturas fazendo a recepção dessas pessoas que estiverem chegando na praia, até a saída da Velha Marabá”, explicou.
Leia mais:Além disso, Dayvid explicou que o reforço vindo de Belém será direcionado tanto para Marabá, quando Palestina do Pará, Brejo Grande do Araguaia e São João do Araguaia. “Teremos a tropa empregada na Praia do Tucunaré e na área urbana, na Marabá Pioneira, na Nova Marabá e na Praia do Geladinho, reforçando a segurança nos locais onde haverá concentração de banhistas”, contou.
A principal preocupação, afirma, é com o consumo de bebida alcoólica na ida e retorno para as praias, que pode resultar em graves acidentes, além de crianças perdidas.
“O Corpo de Bombeiros está com um esquema para que essas crianças sejam identificadas através de pulseiras e esperamos que todos os banhistas e veranistas tenham responsabilidade com a própria segurança para evitar que aconteça o mal”, arma, ressaltando, ainda, que os barqueiros redobrem a atenção no verão. “Que façam o transporte de acordo com o limite de passageiros determinado por lei, para evitar naufrágio e perda de vidas”, alertou.
Na coletiva, esteve presente o major do Corpo de Bombeiros, Paulo Cesar, que afirmou que o trabalho da corporação iniciou desde junho já com a cota do Rio Tocantins estando abaixo do nível de oito metros. “Isso fez com que a população passasse a frequentar a praia para os momentos de lazer, consequentemente passamos a emprenhar nosso efetivo permanentemente aos finais de semana, como sábados, domingo e feriados”, afirmou.
De acordo com o major, em Marabá, os bombeiros atuarão precisamente na praia do Tucunaré e no Geladinho, localizada no Bairro São Félix. “Vamos atender também a praia do Macaco, em Itupiranga, a praia das Gaivotas, em São Geraldo. Vamos empenhar ao todo nessa operação em torno de 40 militares que serão distribuídos ao longo do serviço operacional de praia, que começa oficialmente no sábado e se estende até o dia 5 de agosto”, disse.
Presente na ação pelo segundo ano consecutivo, a Defesa Civil atuará juntamente com os órgãos de segurança. De acordo com Jairo Milhomen, coordenador municipal do órgão, 20 agentes darão apoio ao Corpo de Bombeiros. “O bombeiro civil estará lá para dar apoio ao trabalho dos militares”, explicou.
“Houve uma seleção, uma triagem para selecionar essas pessoas para darem esse apoio. Eles trabalharão no período das 8 às 18 horas e atenderá somente a praia do Tucunaré”, finalizou. (Karine Sued)