Uma operação policial realizada em Parauapebas nesta quinta-feira (24) resultou em confronto armado e na morte de Marcos Augusto de Moura Aguiar, apontado como integrante de uma facção criminosa. A ação, realizada pelas Polícias Civil e Militar, foi planejada para localizar membros do Comando Vermelho (CV) supostamente envolvidos em um duplo homicídio e tentativa de homicídio no dia anterior, quarta (23), no Bairro Alto Bonito.
Segundo o boletim de ocorrência registrado pela 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, as forças de segurança haviam recebido informações sobre a presença de um grupo armado na área de invasão conhecida como “Nova Vida II”. Com base nas coordenadas recebidas, as equipes de patrulha foram mobilizadas para a operação, que visava deter os suspeitos.
Chegando no local indicado, as equipes se dividiram em duas frentes de ataque. A primeira equipe, liderada por policiais da patrulha Recobrimento, avançou pela estrada em frente ao barraco onde o grupo foi localizado. Simultaneamente, outra equipe avançou pela estrada que dava acesso ao fundo do barraco.
Leia mais:Durante a aproximação, quatro homens viram os policiais e começaram a disparar. Armados com revólveres, os suspeitos fugiram em direção à mata. Na sequência, a equipe do Sargento Ferrais interceptou Marcos Augusto, que tentava fugir e apresentava um ferimento na perna. Embora o suspeito tenha recebido ordem para soltar a arma, ele teria apontado o revólver na direção dos policiais, que reagiram, efetuando disparos. Marcos Augusto foi atingido e desarmado.
Com ele, os policiais apreenderam um revólver calibre Rossi, carregado com três munições intactas e dois estojos deflagrados. Os policiais não conseguiram acionar o SAMU para o resgate médico por não haver sinal de celular e telefone no local. Em razão disso, os policiais transportaram na viatura o suspeito para o Hospital Municipal de Parauapebas, onde ele teve o óbito confirmado pela equipe médica.
A operação ainda resultou na apreensão de outros itens encontrados dentro do barraco, incluindo uma mochila com uma balança de precisão, 292g de crack e dois aparelhos celulares. Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos comuns e investigações adicionais sobre o envolvimento do suspeito e do grupo na facção criminosa.
(Thays Araujo, com informações da Polícia Civil)