Correio de Carajás

Operação em Tucuruí flagra fábrica de gelo com furto de energia

Responsável pelo estabelecimento foi preso. Total de energia desviada daria para abastecer cerca de 150 casas por 30 dias.

Policiais civis prenderam o responsável pela fábrica de gelo em Tucuruí

Uma operação das Polícias Civil e Científica desarticulou uma fábrica de gelo, na Vila Permanente, em Tucuruí, na tarde desta segunda-feira, 14. O estabelecimento estava fraudando o conjunto de medição de energia da concessionária Equatorial Pará.

Segundo a empresa de distribuição de energia, foram desviados 30.000 kwh de energia, o suficiente para abastecer 150 casas populares durante um período de um mês. O ato irregular causava perturbação na rede elétrica, como oscilações e falta de energia.

Como denunciar furto de energia?

Leia mais:

O furto de energia, conhecido popularmente como “gato”, e o ato de fraudar medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro.

A distribuidora de energia ressalta que a prática também coloca a vida das pessoas em risco e prejudica o fornecimento de energia, podendo ocasionar interrupções.

A população pode denunciar pelo site oficial www.equatorialenergia.com.br, o consumidor terá acesso a uma área para fornecer dados sobre a situação, como por exemplo: endereço, município, código único a ser denunciado, número do medidor de energia, pontos de referência, e o espaço também conta com a opção para anexar imagens e vídeos.

As denúncias de suspeitas de irregularidades também podem ser feitas pela Central de Atendimento da Equatorial pelo 0800 091 0196. Segundo informações, o estabelecimento pagava o valor de R$ 600,00 por mês, quando de acordo o seu consumo real o valor seria de no mínimo R$ 50.000,00.

(Divulgação)