• ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Menu
  • ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Pesquisar
Pesquisar
Fechar
ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
CIDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
ESPORTES
ENTRETENIMENTO
COLUNISTAS
RONDA POLÍTICA

Operação cumpre prisões e buscas e apreensões contra serrarias no Pará

por Redação
11/12/2020
em Polícia
Operação cumpre prisões e buscas e apreensões contra serrarias no Pará

Foto: reprodução

247
Visualizações

A Polícia Federal, em atuação conjunta com Exército Brasileiro, Força Aérea, Marinha, IBAMA e SEMAS, deflagrou nesta sexta-feira (11) a operação Flora Vindicta, dentro do contexto da Verde Brasil 2.

Ao todo, 65 policiais federais estão dando cumprimento a 13 de mandados de busca e 04 de prisão preventiva, expedidos pela Justiça Federal em Paragominas, desarticulando organização criminosa que mantinha nove serrarias ilegais no entorno da Terra Indígena do Alto Rio Guamá, região que vem sendo desmatada irregularmente.

As serrarias vêm negociando madeira com outros estados sem documentação correspondente, utilizando-se, inclusive, de um porto clandestino no Rio Gurupi, fechado nesta sexta pela Marinha e IBAMA, por onde os infratores tentam escoar o produto para a região Nordeste à descaso da fiscalização das rodovias federais.

Se ao final da investigação for confirmada a hipótese criminal levantada no inquérito policial, os implicados serão indiciados por organização criminosa (art. 2º, caput, da Lei 12.850/13), receptação qualificada (art. 180, §1º, do CP), falsidade ideológica (art. 299 do CP) e crime ambiental do art. 50-A da Lei 9.605/98, que se somadas as penas podem chegar a 25 anos de reclusão, além de multa.

Os mandados foram cumpridos nos municípios de Mãe do Rio, Capanema bem como em oito serrarias no município de Cachoeira do Piriá.

A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pelo Ministério da Defesa. Está no escopo do Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNA), conselho regulado pela Vice-Presidência da República, em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A missão deflagrada pelo Governo Federal, em 11 de maio de 2020, visa ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal. A determinação presidencial para emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicada no Diário Oficial da União, por meio do Decreto n° 10.341, de 6 de maio de 2020. Em 9 de julho, a GLO foi renovada até 6 de novembro, por meio do decreto presidencial 10.421.

Para cumprir a determinação presidencial, o Ministério da Defesa ativou três Comandos Conjuntos. São eles: Comando Conjunto Norte (CCjN), Comando Conjunto Amazônia (CCjA) e Comando Conjunto Oeste (CCjO). O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), da FAB, dá suporte às ações aéreas, em caráter permanente. Assim como na Operação Verde Brasil ocorrida em 2019, o Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa coordena as atividades a partir da capital federal. Ainda participam da missão integrantes da Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). (Ascom/PF)

Comentários
Tags: Pará
Matéria anterior

Parauapebas: Homem foge da PM e mulher é presa com a droga do casal

Próxima matéria

Anvisa encerra inspeção em fábrica de insumos da AstraZeneca

RelacionadaMatérias

Ministério Público recomenda ajustes de segurança no CIAM
Destaques

Ministério Público recomenda ajustes de segurança no CIAM

02/03/2021
27
Uruará: PM apreende mais de 1kg de drogas
Destaques

Uruará: PM apreende mais de 1kg de drogas

02/03/2021
16
Anapu: Assassinato de servidor gera revolta e comoção
Destaques

Anapu: Assassinato de servidor gera revolta e comoção

02/03/2021
121
Próxima matéria
Anvisa encerra inspeção em fábrica de insumos da AstraZeneca

Anvisa encerra inspeção em fábrica de insumos da AstraZeneca

Fale conosco

Anuncie no site

94 99212 4484

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube

Correio de Carajás - Todos os direitos reservados | 2019