Tropas do 4° Batalhão de Polícia Militar (4° BPM), unidade que integra o Comando de Policiamento Regional II, participaram, na manhã deste domingo (19), de uma operação preventiva de combate à pandemia de Covid-19 na Feira da Folha 28, a maior feira livre do sudeste paraense.
Sob a coordenação do tenente-coronel Francenilson Félix Oliveira Marinho, 25 motocicletas do CPR II e 10 viaturas do 4° BPM atuaram de forma integrada e estratégica na feira, com apoio de equipes do Departamento de Trânsito Estadual (Detran), Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa), Diretoria de Vigilância Sanitária do município e Secretaria Municipal de Segurança Pública.
A operação preventiva teve início nas primeiras horas do dia, antes do horário de maior movimento na feira, que registra a média de 3 mil clientes aos domingos e feriados. Para facilitar a fiscalização, os agentes dos órgãos estaduais e municipais reduziram o acesso ao local, estabelecendo um só ponto para entrada e saída das pessoas.
Leia mais:O município de Marabá foi um dos primeiros a aderir ao uso das máscaras e outros equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no Estado e a operação realizada neste domingo serviu para fiscalizar o cumprimento do decreto estadual 609/2020, visando evitar a aglomeração de pessoas e a proliferação do novo coronavírus.
“Marabá tem uma curva de contágio muito achatada, apenas três casos foram registrados em um mês. Foi uma das primeiras cidades, através do seu comitê de crises, a recomendar a utilização de EPIs para toda a população, enquanto no resto do Brasil ainda se recomendava que apenas doentes precisavam usar máscaras”, avaliou o tenente-coronel Marinho, que atualmente ocupa a função de sub-comandante do CPR II. (Agência Pará)